Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2023 às 18:15:00
Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento de Sergipe realiza primeira reunião e elege membros da Diretoria Executiva
Ato solene de posse dos diretores da Desenvolve-SE será realizada pelo governador Fábio Mitidieri, em evento ainda a ser agendado; Companhia passa a ser presidida pelo economista Milton Andrade

O Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) realizou nesta sexta-feira, 25, a sua primeira reunião oficial para eleger os novos membros que irão compor a Diretoria Executiva da companhia. O encontro, realizado no Palácio dos Despachos, em Aracaju, foi coordenado pelo presidente do Conselho e secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo. A posse pública dos novos diretores executivos será realizada pelo governador Fábio Mitidieri, em solenidade ainda a ser agendada.

O economista e empresário Milton Andrade terá a missão de ser o primeiro diretor-presidente da Desenvolve-SE. Ao seu lado, foram definidos, na reunião desta sexta, para compor o colegiado: Guilherme Rebouças, como diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo; Saulo Vieira Andrade, como diretor de Desburocratização e Fomento ao Ambiente de Negócios; José Sales Neto, como diretor de Captação de Recursos e Atração de Investimentos; Bruno Nunes Saad, como diretor de Parcerias Estratégicas Público-Privadas; e Maria Auxiliadora Trigueiros, como diretora de Gestão e Governança.

"Presenciamos, hoje, o nascimento da agência Desenvolve-SE. Uma construção feita a várias mãos, de dias de entrega total e muito trabalho árduo. Estou muito feliz de fazer parte desta história. Que deste colegiado saiam soluções importantes para promover desenvolvimento social e crescimento econômico para o nosso estado, pois esta é a principal missão que temos pela frente", disse Jorginho Araujo na abertura da reunião.

Ele também destacou o currículo e a experiência do corpo técnico que passa a conduzir os trabalhos da Desenvolve-SE. “Aqui estão profissionais de reconhecida capacidade técnica, com condições de contribuir muito com o desenvolvimento de Sergipe. Milton é um executivo muito competente e uma referência em nosso estado em tudo o que faz. Acredito que o trabalho a ser empreendido vai nos ajudar a transformar a gestão do nosso estado, e é essa a expectativa do governador Fábio Mitidieri, que essa agência seja um marco na administração pública de Sergipe”, acrescentou Jorginho.

O novo presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, agradeceu ao governador pela confiança depositada em seu nome. "Encaro esse cargo como o meu principal desafio profissional a partir deste momento. Para mim, é um motivo de muita honra ter a confiança do governador Fábio para assumir essa agência, ao lado de profissionais tão competentes”. Ele também destacou a geração de empregos e a atração de investimentos como prioridades a serem trabalhadas pela nova agência.

“Hoje é um dia muito importante para Sergipe, pois é criado um equipamento para atuar exclusivamente no desenvolvimento socioeconômico do estado. No seu relatório de Planejamento Estratégico, a Fundação Dom Cabral já apontava que a falta de uma agência de desenvolvimento vinha prejudicando demais o desenvolvimento do estado de Sergipe. Então, ao criar a Desenvolve-SE, o Governo do Estado dá um passo largo na direção de duas políticas que são prioritárias para atual gestão: a geração de empregos e a atração de investimentos para o nosso estado”, frisa Milton Andrade.

Desenvolve-SE

Aprovada pela Assembléia Legislativa de Sergipe em abril deste ano, por meio do Projeto de Lei nº 108/2023, a Desenvolve-SE passa atuar vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), como pessoa jurídica de direito privado, na forma de sociedade de economia mista, regida pelas disposições da lei das sociedades por ações, por estatuto próprio e legislação. O Estado de Sergipe participa na qualidade de acionista controlador, com a maioria dos votos nas deliberações da Assembleia-Geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia.

A estrutura administrativa da agência é composta pelos seguintes órgãos: Assembleia-Geral; Conselho de Administração; Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. O conselheiro-presidente é o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo; já o vice-presidente, o diretor executivo, Milton Andrade. Integram, ainda, o quadro de conselheiros: o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Ronaldo Botelho; o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles; o coordenador do Planejamento Estratégico do Governo do Estado, Júlio Filgueira; e o empresário Juliano César Souto.

O quadro de funcionários contará, neste primeiro momento, com 30 técnicos, dos quais dez serão servidores de órgãos da própria administração estadual. Na reunião, também foi anunciado o nome de Rodrigo Castelli como novo coordenador jurídico da agência.

São objetivos da nova agência impulsionar o desenvolvimento econômico de Sergipe por meio da articulação entre os entes públicos e privados, conforme diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico do Governo do Estado; promover parcerias estratégicas para destravar os investimentos e aproximar o setor privado; desburocratizar e simplificar a abertura de novas empresas; consolidação de planejamento estratégico, para promoção de políticas de Estado; gestão de ativos, para que o Estado possa monetizar e destinar melhor os seus ativos; atração de investimentos, com a captação de novas indústrias, novas empresas; e também relações internacionais, para que Sergipe possa se abrir para o mercado mundial, vendendo seus produtos e interagindo com novos parceiros.

Além da presença dos membros do Conselho de Administração da Desenvolve-se e de alguns diretores já eleitos, a reunião também contou com a presença do senador Alessandro Vieira.