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Sexta-Feira, 28 de Julho de 2023 às 20:45:00
Assistência Social realiza roda de conversa com técnicos da rede municipal de Itabaianinha na 8ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Atividade debate sobre a Escuta Qualificada Infantil e alinha o Plano Municipal da Primeira Infância

A Escuta Qualificada Infantil já é uma ação reconhecida no ‘Sergipe é aqui’ por construir um espaço de ampliação, acolhimento e compreensão das opiniões e desejos das crianças. A atividade é baseada no marco legal da primeira infância, que dispõe sobre as políticas públicas voltadas para crianças de zero a seis anos, e vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) nas cidades sergipanas, com objetivo de orientá-las a compor o Plano Municipal da Primeira Infância. E não foi diferente nesta sexta-feira, 28, em Itabaianinha, durante a 8ª edição da ação de Governo Itinerante.
 
A ação é realizada por uma equipe formada por quatro pessoas: o sistematizador, o coordenador, o observador e o responsável pela logística da sala, que participaram da qualificação nacional na área. Sendo assim, o objetivo da roda de conversa é orientar os técnicos da rede municipal de Assistência Social de cada cidade, para que eles possam desenvolver suas próprias escutas.  

A secretária da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explica que o momento possibilita conhecer o olhar dos técnicos municipais sobre as crianças e o que eles observaram durante a execução da Escuta Qualificada. “Quando a gente senta com o corpo técnico, é para analisar o entendimento deles, quem são, como eles perceberam os movimentos e respostas das crianças. É a finalização da etapa inicial da escuta. Além de ouvir as crianças, é preciso entender como quem cuida delas as enxergam”, explicou a secretária. 

De acordo com a superintendente da Primeira Infância da Seasc, Alynne França, após esse momento de compreensão, o trabalho da gestão municipal é elaborar o mapeamento e encaminhá-lo à gestão. “Os nossos visitadores atuam dentro das famílias, então eles têm toda essa percepção. A partir desses pontos de neurodesenvolvimento, cognição e desenvolvimento cognitivo, a gente começa a conversar com o município sobre as necessidades da aprendizagem e do desenvolvimento nessa primeira infância. Depois dessa roda de conversa, é mapeado o que precisa ser passado para o município, para alicerçar o momento de reencontrar esses profissionais e disparar a construção do Plano Municipal da Primeira Infância”, detalhou a superintendente. 

Segundo a supervisora do Programa Criança Feliz do município de Itabaianinha, que já realiza a Escuta Qualificada diariamente, a atividade amplia a visão e as informações acerca do serviço. "Foi um privilégio essa reunião. Durante a ação, uma das crianças não deu atenção para a atividade, e discutimos como superar e trazer a atenção das crianças para esse momento de troca e escuta", considerou a supervisora.