Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2023 às 20:45:00
‘Sergipe é aqui’ em Santo Amaro das Brotas terá serviços para empresas e distribuição de 200 mudas de árvores
O evento contará ainda com análise de solos para agricultores, informações sobre bolsas de pesquisa para estudantes, entre outros serviços

Nesta sexta-feira, 15, a caravana do Governo de Sergipe chegará à cidade de Santo Amaro das Brotas para a realização de mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. O evento acontecerá no Colégio Estadual Esperidião Monteiro, localizado na Praça da Matriz e da Prefeitura Municipal. Nesta 11ª edição, o programa de Governo Itinerante levará aos cidadãos santoamarenses o acesso a serviços e orientações prestados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas.

Empresas

Visando à prospecção de novos negócios, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) irá divulgar o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), com oferta com possibilidade de incentivo fiscal, oferta de área no estado e cadastramento prévio do empreendedor.

Quem também marcará presença em Santo Amaro das Brotas é a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), que oferecerá uma gama de serviços aos santoamarenses, a exemplo informações sobre abertura, alteração e baixa, verificação da situação da empresa e emissão de 50 certidões online (simplificada, específica e inteiro teor) de forma gratuita.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destaca o sucesso do programa em nove meses de gestão. “É uma grande iniciativa do governador Fábio Mitidieri de levar todos os serviços que são realizados na capital para o interior. Onze municípios já foram visitados e, até o final da gestão, a Sedetec e suas vinculadas pretendem continuar marcando presença em todas as edições, levando todos os nossos serviços, a fim de facilitar a vida da população sergipana”, frisa.

Solos

Outros serviços como orientações sobre a importância das análises de solos, água, alimentos, e o modo correto da coleta do solo para análise serão prestados pelo  Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O órgão oferecerá ainda 30 amostras gratuitas para análise de fertilidade de solo aos agricultores do município. Além disso, o ITPS também realizará de forma gratuita a verificação de 20 medidores de pressão arterial.

O Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) apresentará informações sobre as suas atividades e fará a distribuição de 200 mudas de espécies frutíferas e nativas florestais à população, a exemplo de pitangueira e ipês de cores variadas.

Bolsas de pesquisa

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) também estará presente e apresentará informações sobre concessão de bolsas de fomento à execução de projetos, desde o ensino fundamental à pós-graduação.