Terça-Feira, 08 de Agosto de 2023 às 11:15:00
‘Sergipe é aqui’ chega à 9ª edição em Itaporanga d’Ajuda, na quinta-feira
Após oito edições, programa já contabiliza mais de 35 mil atendimentos em diversos serviços ofertados por órgãos da administração pública estadual

Distante pouco mais de 30 quilômetros da capital Aracaju, o município de Itaporanga d’Ajuda, na região da Grande Aracaju, receberá, na quinta-feira, 10, o Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. Esta será a 9ª edição do programa que tem aproximado a estrutura governamental da população dos municípios sergipanos, ao acolher as demandas da sociedade local e levar para mais próximos os serviços das secretarias e órgãos da administração pública estadual.

A partir das 8 horas, os cidadãos itaporanguenses terão acesso facilitado a mais de 150 serviços e ações oferecidos por uma força-tarefa de secretarias, órgãos estaduais e autarquias, que estarão concentrados na Creche Professor José Cláudio Barreto Sobral.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e, no dia em que é realizado, é transferida, de maneira simbólica, a capital sergipana para a cidade-foco da ação. A última edição foi realizada no município de Itabaianinha, no sul do estado, onde foram registrados mais de cinco mil atendimentos dos mais diversos tipos. Com esses, já são mais de 35 mil serviços ofertados nas oito edições do Governo Itinerante, que também visitou Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores e Frei Paulo.

A cidade de Itaporanga d’Ajuda já vive a expectativa de receber o ‘Sergipe é aqui’. De acordo com o prefeito Otávio Sobral, é justamente a grandiosidade do programa e os benefícios que proporcionará à população local os responsáveis por esse anseio dos itaporanguenses. “O ‘Sergipe é Aqui’ já está na sua 9ª edição e vem mostrando, sem dúvida nenhuma, que é um dos programas mais inovadores realizados pelo Governo do Estado. Todo o município de Itaporanga aguarda ansiosamente pela chegada do programa que garante mais de cem serviços, de diversas áreas. Como prefeito, reconheço a grandiosidade dessa investida e como será benéfico para todos os itaporanguenses. Agradeço ao governador, Fábio Mitidieri, por dar a oportunidade de Itaporanga ser um dos primeiros municípios a receber o ‘Sergipe é Aqui’”, afirmou.

Serviços

Desde a 8ª edição em Itabaianinha o ‘Sergipe é aqui’ passou a incluir em sua programação o programa ‘Opera Sergipe’, por meio do qual pacientes já regulados pela rede estadual de saúde podem ter acesso a consultas, exames laboratoriais e de imagem e à marcação de cirurgias, se for o caso. O objetivo é acelerar as filas de espera por cirurgias eletivas no estado. O ‘Sorrir Sergipe’ também estará presente mais uma vez, disponibilizando avaliação bucal para detecção precoce do câncer de cavidade oral (câncer de boca), triagem e diagnóstico, além de realizar orientações sobre higiene bucal e a entrega de kits odontológicos.

Além disso, a população será contemplada por uma série de serviços durante o ‘Sergipe é aqui’ em Itaporanga, como:  transações e atendimento ao público, por meio do Banese e do Procon; emissão de primeira e segunda vias de CPF (entre outros serviços); confecção da ID Jovem; emissão e agendamento para confecção da carteira de identidade; cadastramento e atualização do CadÚnico; oficinas e orientações educacionais; atividades de esporte e lazer; Castramóvel, com cirurgias de castração, consultas e vacinação antirrábica para animais domésticos; cadastro e atualização dos trabalhadores em busca de emprego; exames e testes rápidos para diversas doenças e infecções; orientação e assessoria jurídica; palestras educativas de trânsito, no ônibus escola do Detran; muitos outros.

Cronograma

E a programação para as próximas edições já está definida: Capela (leste sergipano), ainda em agosto; Tobias Barreto (centro sul sergipano), em setembro; Barra dos Coqueiros (Grande Aracaju), em outubro; e, ainda em outubro, Campo do Brito (agreste sergipano).