Sábado, 04 de Março de 2023 às 18:30:00
“Políticas públicas se constroem com planejamento, tempo e ação”, destaca Fábio durante I Seminário de Planejamento Estratégico
Governador participou ativamente das discussões sobre os eixos e objetivos estratégicos, e reforçou a necessidade de construção de uma gestão planejada, uníssona, capaz de conduzir todas as pastas à concretização das metas e compromissos estabelecidos para promover o desenvolvimento de Sergipe

Planejar a gestão de forma estratégica e focada em alcançar os compromissos estabelecidos no Plano de Governo. Este foi o principal direcionamento dado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, durante o I Seminário de Planejamento Estratégico, que aconteceu neste sábado, 4, das 8h30 às 17h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O encontro contou com a presença das 22 secretarias e órgãos da administração direta, totalizando mais de 140 participantes.

Fábio Mitidieri participou ativamente das discussões sobre os eixos e objetivos estratégicos, e reforçou a necessidade de construção de uma gestão planejada, uníssona, capaz de conduzir todas as pastas à concretização das metas e compromissos estabelecidos para promover o desenvolvimento de Sergipe.

“Todos nós somos parte desse projeto maior. Toda boa gestão precisa de um norte, e é esse o objetivo do Planejamento Estratégico. De tempos em tempos, teremos esses momentos de troca para avaliarmos até onde caminhamos. Políticas públicas se constroem com planejamento, tempo e ação. Nossas políticas precisam ser transversais, com cada pasta interagindo e dando as mãos. Temos que ser colaborativos e participativos, é isso que quero de vocês, que opinem e se posicionem. É assim que vamos construir um governo de todos”, enfatizou Fábio.

De acordo com ele, o planejamento, além de ser fundamental para o alinhamento das estratégias, permite também à gestão conhecer melhor suas potencialidades, assim como as fraquezas a serem superadas. "Cada pasta tem suas especificidades e metas e hoje passamos o dia integrado com toda a equipe do governo para discutir os indicativos e entregar à sociedade tudo que nos comprometemos nas eleições. Essa é a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e fazermos história em nosso estado. Estou com muita vontade de fazer acontecer e conto com vocês para isso, porque a vitória do povo de Sergipe é a vitória dessa gestão”, disse Fábio.

Sobre o seminário

O I Seminário de Planejamento Estratégico discutiu a missão, a visão e valores do governo, além dos indicadores, mapa estratégico e objetivos que nortearão a elaboração dos projetos.

Após a realização das próximas etapas das oficinas, o governador fará o lançamento público do Plano Estratégico, previsto para o final do mês de abril. “Hoje, os participantes fizeram um primeiro levantamento de quais projetos comporão o nosso portfólio. Também realizaremos uma série de oficinas setoriais com todas as áreas de governo e no dia 1º de abril teremos uma segunda oficina como parte ainda do processo quando nós vamos aprovar o portfólio de projetos. Terminada a aprovação do portfólio, vamos discutir o quadro de metas para, efetivamente, começarmos o processo de monitoramento”, explicou o assessor de Gestão Estratégica, Júlio Filgueira.

Ele também elogiou a importância dada pelo governador ao Planejamento Estratégico. "O governador Fábio e o nosso vice-governador, Zezinho Sobral, assumiram o Governo de Sergipe com uma série de compromissos firmados com a população e esses compromissos foram promessas no Programa de Governo. Agora, temos quatro anos para realizar em conjunto esses compromissos. O planejamento vem para ordenar, alinhar a equipe para que todos tenhamos o mesmo foco. O grande propósito do planejamento é saber aonde se quer chegar e estruturar como nós caminharemos na direção desses objetivos”, concluiu.

O secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araujo Filho, agradeceu a confiança do governador e de cada secretário e frisou a importância dos programas intersetoriais. ”Time que quer ganhar precisa se planejar, mas para que dê certo, além de planejar, precisamos executar e o nosso governador nos direciona para isso. Então, que possamos ser agentes multiplicadores para que todos se apropriem do governo e coloquem em prática tudo que vai ser definido em cada eixo. Precisamos estar todos de mãos dadas para que as ações cheguem, especialmente, a quem mais precisa. Lá na frente, olharemos para trás e saberemos que essa gestão deixou frutos e resultados. Somos todos Governo do Estado de Sergipe, da gestão do futuro que começa agora”.