Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 21:00:00
Trabalho de apreensão de animais garante segurança nas rodovias estaduais
Cerca de 200 animais já foram recolhidos das rodovias estaduais neste ano

Uma parceria entre o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) de Aracaju tem possibilitado a realização de  um trabalho preventivo nas rodovias estaduais, por meio do recolhimento de animais em situação de soltura ou abandono. O objetivo é minimizar as ocorrências de acidentes de trânsito e preservar as vidas das pessoas que trafegam pela malha viária.

De janeiro até o último final de semana, 20 e 21 de abril, foram registradas cerca de 200 ocorrências de apreensão, somente nas imediações da Rodovia Inácio Barbosa e da Rodovia dos Náufragos, na zona de expansão da capital.

De acordo com o diretor de Transportes e Trânsito do DER/SE, Everton Menezes, esse trabalho de monitoramento e apreensão de animais é contínuo. “Todos os dias, é feito o monitoramento e a fiscalização, mas, infelizmente, não é possível estar em todo o estado ao mesmo tempo”, destacou. Ele lembrou que, ao deixar os animais na pista ou próximos a ela, o indivíduo pode ser responsabilizado com base no artigo 132 do Código Penal, que determina a pena de detenção, de três meses a um ano, para aquele que expuser "a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente".

Recomendações

A Diretoria de Transportes e Trânsito, inclusive, apresenta recomendações importantes para os condutores: ao avistar um animal na estrada, deve-se diminuir a velocidade de maneira segura, já que a redução brusca pode aumentar o risco de capotamento ou colisão com outro veículo. Também é fundamental evitar o uso de buzina ou faróis intensos. Caso necessário, é aconselhado fazer uma manobra segura para desviar do animal, passando pela parte de trás, evitando, assim, reações imprevisíveis que possam colocar em perigo tanto os ocupantes do veículo quanto o próprio animal. Outra orientação é sinalizar para os demais motoristas do perigo à frente.

"O DER/SE e o BRPv recomendam, ainda, a ligar o pisca alerta para indicar aos condutores que vêm no mesmo sentido, e piscar os faróis do veículo para os motoristas que vierem no sentido contrário. Vale ressaltar a importância de respeitar os limites de velocidade das rodovias, tendo sempre uma direção defensiva ao longo da viagem. Após proceder corretamente, desviando do obstáculo com segurança, o motorista deve entrar em contato com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, por meio do número 190, de qualquer região do estado, para que possa ser feita a retirada do animal da pista", acrescentou o diretor Everton Menezes.

Os animais recolhidos nas rodovias estaduais são encaminhados para o Centro de Apreensão da Prefeitura de Aracaju, administrado pela Emsurb. No espaço, eles recebem alimentação apropriada e cuidados veterinários; posteriormente, podem ser devolvidos aos donos, mediante cumprimento de critérios, permanecer no local ou seguir para adoção.