Notícias

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2025 às 17:45:00
Secretaria de Estado da Educação inicia o curso para coordenação de ensino
A formação é uma parceria do DED, Cefor, DRH e diretorias regionais de educação e promove formação continuada para coordenadores pedagógicos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na terça-feira, 1°, o curso de formação para coordenadores pedagógicos. O evento, que teve como tema ‘Coordenação de ensino: da teoria à prática’, contou com a participação de representantes de escolas de diversos municípios do estado.

Durante o curso, serão trabalhados seis módulos, que abordam desde o desenvolvimento da aprendizagem e do trabalho coletivo, até questões como inclusão e equidade racial, garantindo que cada coordenador tenha conhecimentos para atuar de maneira eficaz junto à sua equipe escolar.

A solenidade foi iniciada com a composição do dispositivo principal, formado pelo diretor do DED, Genaldo Freitas; pela diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; pela coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico do Departamento de Educação, Gleyze Diana; pela diretora da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor), por Clotildes Farias; e pela técnica de Acompanhamento Pedagógico da Diretoria Regional de Educação 9, Maria do Carmo Souza.

Para Genaldo Freitas, a importância da formação continuada se dá devido, principalmente, ao papel exercido pelos profissionais nas escolas. “O coordenador faz de tudo dentro da escola. A função dele é se preocupar diretamente com o pedagógico. Então, essa formação continuada serve, justamente, para que a gente possa dar um reforço, mostrar como trabalhar e mostrar como ele pode contribuir com a escola e com o corpo docente”, diz o diretor do DED.

A formação tem parceria intersetorial com a Cefor, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) e as diretorias regionais de educação (DREs).

“Em um momento como esse, a gente consegue fazer uma imersão de todos os coordenadores escolares das escolas-piloto, o que é essencial para que a gente consiga avançar no fortalecimento das práticas pedagógicas. O nosso maior objetivo é conseguir fortalecer os nossos coordenadores, a fim de que eles, cada vez mais, assumam o papel de formador dentro das escolas, além de desconstruir um pouco da reatividade que existe dentro das escolas, porque cada vez mais se percebe que os coordenadores estão começando a ver os técnicos como parceiros”, profere a técnica de Acompanhamento Pedagógico da DRE 9, Maria do Carmo de Souza.

A coordenadora do Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, Débora Oliveira, fala sobre como a atuação de um bom coordenador pedagógico influencia no funcionamento da escola. “Nós costumamos dizer que o coordenador é o coração da escola; então ele é que vai articular as ações a serem realizadas. É ele que vai fazer o processo formativo junto aos professores, que faz a ponte entre professor, aluno, família e gestão. Então, mais do que um articulador, ele precisa ser visionário, o que faz toda a diferença na entrega final do trabalho”, conclui.