Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 às 14:15:00
Secretaria da Educação visita escolas da rede estadual em Aquidabã e Muribeca
O objetivo é fiscalizar o serviço de aumento de carga da rede de energia para avançar no projeto de climatização das escolas e garantir maior conforto térmico para estudantes e professores

Na última terça-feira, 23, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) visitou escolas da rede pública estadual de ensino nos municípios de Aquidabã e Muribeca, com o objetivo de fiscalizar o serviço de aumento de carga da rede de energia para o avanço do projeto de climatização das unidades escolares.

O primeiro município visitado foi Aquidabã, que pertence à Diretoria Regional de Educação do Médio Sertão Sergipano (DRE 5). Lá, a equipe da Seduc percorreu as três escolas da rede estadual: Colégio Estadual Francisco Figueiredo, Escola Estadual Milton Azevedo e Escola Estadual Nações Unidas. Nesta última, verificou-se que o trabalho de aumento de carga da rede elétrica estava sendo realizado pela empresa concessionária.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, lembrou que no início desta gestão, em 2023, a rede estadual de ensino contava com 30 escolas climatizadas, e que hoje este número quase triplicou. “Estamos com 86 escolas climatizadas, mas a nossa intenção é contemplar mais de 100 escolas até a metade do ano e superar 150 escolas até o final de 2024. Além disso, estamos trabalhando fortemente para que, até o final desta gestão, todas as 319 escolas estejam totalmente climatizadas, a fim de garantir um maior conforto térmico aos alunos e professores da rede pública estadual de ensino”, afirmou.

Na ocasião, o secretário também realizou a entrega de um kit de instrumentos para a banda da Escola Estadual Nações Unidas. “Fico agradecido por trazer melhorias para as escolas de Aquidabã a partir das suas necessidades, porque este é um compromisso do estado: atender a todas as escolas, sendo cada uma com sua especificidade. Neste caso, a escola clamou por novos instrumentos musicais, e nós prontamente atendemos ao pedido”, frisou.

O segundo município visitado foi Muribeca, que integra a Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco (DRE 6). Nesta localidade, a equipe da Seduc inspecionou o serviço de aumento de carga da rede de energia para a posterior climatização do Colégio Estadual Almirante Barroso. No momento da visita, a empresa concessionária estava instalando o novo transformador em frente à escola.

O secretário Zezinho Sobral também verificou in loco o resultado de benfeitorias demandas pela direção da unidade escolar, a exemplo de pintura interna da escola e manutenção de portas, esquadrias e forração. Também foram conferidas as aquisições de novos freezers para armazenamento de proteínas da merenda escolar, de um novo bebedouro de água e de 400 novos conjuntos escolares, composto por carteiras e cadeiras.

Para a diretora Iderlania Costa Souza, a presença do secretário de Educação, acompanhando as necessidades da escola de perto, é muito gratificante. “Este é um momento de feedback. O secretário veio verificar tudo o que foi prometido, além de escutar as demandas dos nossos estudantes”, comentou.

Reforma e ampliação

Antes de retornar para Aracaju, o secretário Zezinho Sobral decidiu passar por Maruim para visitar as obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, vinculado à Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8). “Mais uma obra que a gente acompanha de perto para que essa unidade de educação possa se igualar às demais da rede e seja entregue à comunidade de Maruim ainda em 2024”, finalizou o secretário.