Com a conclusão de mais uma edição do Curso de Policiamento Montado, o Regimento de Polícia Montada (RPMon) realizou, nesta quarta-feira, 15, a solenidade de formatura de 16 policiais militares no treinamento que tem por objetivo qualificar e preparar policiais militares para a execução da modalidade de policiamento montado em Sergipe. Desta turma, 12 policiais já integravam o RPMon e outros quatro chegaram à unidade. O evento aconteceu na sede do RPMon, que fica localizada no Parque Governador José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, na zona norte de Aracaju.
Conforme o comandante do RPMon, tenente-coronel Eduardo Barreto, o curso foi realizado em 37 dias, perfazendo uma carga horária de 180 horas. “Divididas em oito disciplinas, que envolvem iniciação, adaptação ao cavalo, hipologia, noções de veterinária, CDC, policiamento montado, estágio e escola de cavalaria montada, que a gente chama de hipismo clássico”, especificou.
Diante da necessidade de entendimento acerca do convívio com os equinos, os policiais militares que integram o RPMon precisam ter afinidade com os animais. “A formação não visa apenas ensinar a montar no cavalo. A capacitação define quais policiais têm capacidade técnica para executar o policiamento montado, pois é muito especializado, com necessidade de controle do cavalo e gostar do animal”, revelou o tenente-coronel.
Ainda segundo o comandante do RPMon, a capacitação também é necessária, pois o policiamento montado atua em situações que envolvem o domínio do animal e a presença de pessoas e ambientes de grande movimentação de público. “Como em grandes eventos, já que as ações de policiamento montado envolvem policiamento ordinário nos diversos bairros e em estádios, por exemplo”, contextualizou.
Representando o comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, o subcomandante, coronel Carlos Rolemberg, destacou que a formatura é mais um passo para atestar a qualificação da capacitação do RPMon. “É a melhor qualidade do emprego tático operacional do animal e da respeitabilidade da Polícia Militar de Sergipe junto a nossa sociedade. Parabenizo o comando do RPMon e todos que fazem parte do regimento”, descreveu.
Emoção com a formatura
E se a conexão entre o policial e o cavalo já impressiona nas ruas e em grandes eventos, o encantamento é ainda maior para quem vê o filho chegar à formatura do Curso de Policiamento Montado, do RPMon. “Tenho muito orgulho. É mais um curso dentro da polícia. Eu estou muito orgulhosa, tanto eu, quanto todos os familiares. Estamos todos muito felizes com mais uma conquista”, narrou Edna Santos, mãe de um dos formandos.
Para o sargento Jefferson Silva, a formação é diferente e gera emoção, pois o cavalo é um animal que tem personalidade própria e demanda uma atenção especial na condução do policiamento montado. “É uma coisa indescritível, pois o cavalo tem um grande porte e impõe grande respeito. Trabalhar com cavalo é diferente e gratificante”, ressaltou.
Atividades sociais
É também com o Curso de Policiamento Montado que os militares do RPMon desenvolvem a capacidade técnica para participar do hipismo clássico. “Onde alguns policiais são destaque e passam a participar da escolinha de equitação, onde vão participar de eventos esportivos, junto à comunidade hípica sergipana”, destacou o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Eduardo Barreto.
Regimento
O RPMom foi instituído em 30 de maio de 2023, quando o então Esquadrão de Polícia Montada foi elevado ao patamar de Regimento de Polícia Montada. O RPMon é fruto das transformações pelas quais passou a Cavalaria em Sergipe. O Regimento tem por missão executar o policiamento ostensivo geral montado utilizando o cavalo como meio de locomoção. O RPMon atua nas ações de segurança pública em logradouros públicos, zonas residenciais e em eventos de grande porte com grande fluxo de pessoas.