Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 19:45:00
Parceria entre Governo, iniciativa privada e Sistema S impulsiona o Programa Primeiro Emprego
Secretaria do Trabalho, 3Tecnos, Senai e Banese entregaram cartões Banese Card para 17 jovens beneficiados pelo PPE

A primeira turma formada do Programa Primeiro Emprego (PPE) celebrou mais um passo na qualificação. Os 17 integrantes do curso de ‘Programador Full Stack’ receberam nesta segunda-feira, 22, os cartões do Banese Card, que darão direito ao saque da bolsa financeira que integra a ação profissionalizante promovida pelo Governo do Estado.

Atualmente, eles cumprem a fase de estágio dentro da empresa 3Tecnos, parceira da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nesta iniciativa. A entrega aconteceu na sede da empresa e, a partir de agora, os beneficiados receberão os valores de R$ 500, para nível médio, e R$ 750 para ensino superior, como auxílio para a formação.

Um dos beneficiados do PPE, Rafael Mecenas, fala da alta expectativa no atual momento, após a fase teórica dentro do Senai. Agora, junto à empresa parceira, os jovens têm uma verdadeira experiência imersiva no mundo do trabalho de uma empresa de tecnologia.

“A gente vê dois ambientes completamente diferentes e de primeiro dá um susto, mas depois quando você vai pegando um ritmo, fica um ritmo interessante, aquela adrenalina boa de trabalho. E, agora, essa ajuda de custo é muito importante, porque principalmente na área de TI, de Tecnologia de Informação, na qual você tem muitos cursos online, que normalmente são pagos. Essa ajuda de custo entra como um fortalecimento no ensino mesmo, você acaba tendo mais fontes de informação”, comentou.

Além da bolsa, o cartão representa a oportunidade de inserção numa instituição financeira. Com as funções de débito e também limite para uso de crédito, o cartão também garante o acesso a serviços financeiros por meio da bancarização dos beneficiados do programa, como ressaltou o presidente do Banese Card, Thiago Bahia, que também esteve presente na ocasião.

O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, ressaltou mais uma vez o papel das empresas privadas que se somam ao PPE. Segundo ele, a 3Tecnos foi a primeira a apostar na ideia quando era ainda somente um planejamento, bem como o Senai, que formatou o curso de acordo com a necessidade da empresa.

“Um momento de muita alegria, muita felicidade. Esses jovens já passaram por um treinamento em sala de aula. Hoje, estão aqui na empresa colocando em prática tudo que eles aprenderam, ganhando novas aptidões para que eles tenham mais tranquilidade para a inserção do mercado de trabalho e tudo isso graças a grandes parceiros como a 3Tecnos, o Senai e o Banese”, pontuou o secretário de estado.

Um dos sócios da empresa, Lindsay Cerqueira, reafirmou o PPE como um modelo que deu certo. Ele explicou, também, que nesta fase os integrantes lidam na prática com problemas do mundo real.

“É o momento em que eles vão estar recebendo desafios e vão estar sendo avaliados de como vai resolver o desafio. Acho que na fase agora, a empresa traz problemas que a empresa precisa enfrentar e, em conjunto com eles, desenvolve um modelo de solução. Então, a fase agora é de problema, solução”, explicou o empresário, que está acompanhando de perto esses jovens.

Dentre eles, 30% conseguirão uma colocação na empresa, e os demais terão uma qualificação diferenciada para buscar o primeiro emprego formal. Para a estudante Larissa Lopes de Oliveira, o PPE está permitindo a ela uma transição de carreira. Ela cursa graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas é por meio do programa que está encontrando as portas do mercado abertas.

“O programa é muito importante, porque, no meu caso, com transição de carreira, é sempre difícil você deixar uma carreira para ir para outra, para tentar entrar no mercado de trabalho. E, querendo ou não, o dinheiro é fundamental para isso, então essa ajuda de custo é muito importante, que é o que possibilita. É uma oportunidade de adicionar e foi uma coisa que me interessou justamente por isso. Eu ia ter a oportunidade de transitar de carreira e com a ajuda de custo para poder fazer isso”, contou, animada.

A coordenadora pedagógica do Senai, Osana Almeida, a gerente de qualificação profissional do NAT, Elaine Cristina, e o sócio da 3Tecnos Rogério Cardoso também estiveram presentes na ocasião e participaram da entrega dos cartões dos integrantes do PPE.