Notícias

Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 16:45:00
Pacientes passam por cirurgias ortopédicas após ampliação da assistência na rede estadual
Acidentes de trânsito que envolvem atropelamentos, colisões, acidentes automobilísticos e motociclísticos e quedas de moto são as principais causas que levam pacientes a realizar um procedimento ortopédico

Em continuidade ao compromisso de ampliar a assistência voltada à ortopedia em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu sequência nesta segunda-feira, 22, ao Plano de Ação com a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Amparo de Maria (HAM), unidade contratualizada localizada no município de Estância, no sul do estado. 

A medida tem como objetivo otimizar os atendimentos dos pacientes encaminhados para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju, e reduzir o tempo de espera daqueles que aguardam por algum tipo de cirurgia ortopédica no estado, fornecendo mais celeridade e assistência à população sergipana. 

Além disso, foram desenvolvidas ações como transferências para outras unidades, como o Hospital Cirurgia (HC), também na capital, e entre as estratégias que devem ser adotadas pelo Plano de Ação ainda está a ampliação da linha de cuidado hospitalar pelo Hospital da Polícia Militar (HPM). 

Cirurgias

Entre os pacientes transferidos para o HAM está a dona de casa Eurides Paula Santos, de 26 anos, que quebrou o pé após perder o equilíbrio e sofrer uma queda da própria altura. “Eu senti no momento que tinha fraturado o osso. Fiquei com medo, mas depois que passei pela cirurgia, estou mais confiante que logo irei me recuperar.  A equipe tem me passado bastante segurança também. Só tenho a agradecer por todo o apoio e eficiência”, contou.

Já Edilson Santos, 53, foi vítima de um acidente de moto e precisou passar por cirurgia no fêmur e no tornozelo. “Tenho certeza que após a cirurgia vou voltar a trabalhar normalmente, sem ficar com nenhuma sequela. Tenho fé em Deus e nos profissionais que realizaram o procedimento”, disse. 

Quem também se prepara para uma boa recuperação após passar por uma cirurgia ortopédica tranquila é o trabalhador rural Fábio Barreto dos Santos, 41. “Sofri um acidente de moto, e ter conseguido fazer a minha cirurgia foi um grande alívio. Estou me sentindo muito feliz e preparado para a recuperação e para retomar a minha vida normalmente”, relatou. 

Pacientes ortopédicos

Mais de 1.800 pacientes foram atendidos pelo Huse, no período de janeiro a 20 de abril deste ano. Em sua maioria, os pacientes recebidos na unidade são vítimas de acidentes de trânsito, que envolvem atropelamentos, colisões, acidentes automobilísticos e motociclísticos, além de quedas de moto.

Também é importante reforçar que os sinistros envolvendo motos representam 1.326 ocorrências, ou seja, 73,4% dos atendimentos, no que se refere às vítimas de trânsito.