Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 às 15:15:00
Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos
Planejamento está sendo executado por todos os órgãos estaduais envolvidos no evento para que a festa tenha ainda mais sucesso que no ano passado

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta terça-feira, 23, o Grupo Técnico de Eventos (GTE) do Governo do Estado reuniu representantes dos órgãos estaduais envolvidos no evento, no auditório do Palácio Governador Augusto Franco, com o objetivo de desenvolver uma atuação estratégica e direcionada no planejamento dos festejos juninos.

A primeira reunião do grupo foi comandada pelo presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, que explicou que o objetivo principal do encontro foi definir o planejamento estratégico para o Arraiá do Povo e Vila do Forró. “Esta é uma oportunidade para que os órgãos públicos de secretarias e autarquias percebam a importância desse evento para o Estado, que eles identifiquem a estrutura, como ela vai ser apresentada, e um cronograma de ações que possam ser cumpridas até o dia da inauguração”.

De acordo com Gustavo, o grupo de trabalho fará uma visita técnica ao local onde será realizado o Arraiá do Povo para que as discussões técnicas avancem. Além disso, o presidente da Funcap explicou toda a disposição do maior evento junino do estado. “Ao total, serão oito grupos de trabalho: Segurança, Saúde e Prevenção, Artístico e Produção, Logística e Infraestrutura, Estrutura, Comunicação, Pesquisa e Jurídico”, informou.

O titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), Cleon Nascimento, reforçou a importância de reunir todos os órgãos envolvidos na organização dos festejos juninos. “A reunião geral tem o propósito de alinhar todos os órgãos envolvidos na organização do evento para que tenham uma visão clara e entendam a participação de cada um. A realização do Arraiá do Povo foi um sucesso no ano passado e trouxe um grande retorno econômico. Neste ano, estamos nos antecipando quanto ao planejamento para que seja ainda melhor”, ressaltou.

Representando o grupo da ‘Segurança’, o major Thiago Lemos, que ficará responsável pelo policiamento dos eventos, destacou que é um momento fundamental para que tudo transcorra bem durante a programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró, que começam oficialmente em 1º de junho. “É um momento de alinhamento importante, que nos permite ter um norte mais adequado, um emprego mais otimizado e efetivo do policiamento. Então, a reunião é muito oportuna”, disse.

A assessora técnica do Samu Sergipe, Cínthia Guerra, também falou da necessidade das equipes que compõem a organização se unirem. “O planejamento prévio é de extrema importância, a gente tem que entender que a dimensão do evento aumentou, assim como a expectativa de público, a área a ser trabalhada, e isso tudo ajuda para que a gente possa planejar nossas ações, para que a gente possa pensar o número de equipes, o número de servidores envolvidos, como vai ser a operação lá”, informou.

Editais

Assim como no ano passado, o espaço do Arraiá do Povo terá área reservada para quem deseja comercializar comidas e bebidas, seja como ambulante ou em restaurantes, bares e lanchonetes. E, para que isso aconteça, o Governo do Estado abrirá edital de inscrição para os interessados. De acordo com o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, os editais vão ser publicados aos poucos, nas próximas semanas. “Serão separados por categoria: ambulantes internos, praça de alimentação da parte do Arraiá do Povo e outro edital que vai contemplar a parte de bares e restaurantes. Já o terceiro edital, da Vila do Forró, contempla também o chamamento público, com a parte das lanchonetes e outros restaurantes que também estarão na Vila”, explicou.

Ainda segundo Gustavo, os editais serão amplamente divulgados na página do Governo do Estado e da Funcap. “Será tudo de forma clara para que as pessoas possam enxergar, inclusive mais de uma página, para que não haja nenhuma dúvida, vamos abrir também um canal de ouvidoria direto para que as pessoas possam tirar todas as dúvidas sobre a participação desses editais”, reforçou.

Festejos juninos

Desde o mês de março, às segundas-feiras, os festejos já começaram na Rua São João, com a Segundona do Turista. Além disso, o Governo do Estado já assegurou a realização do Fórum Nacional da Música Nordestina,o Concurso para Escolha do Cavalheiro e da Dama do País do Forró e a Salva Junina, onde será encenado o espetáculo Ópera do Milho. Está previsto para acontecer também o tradicional concurso Arranca Unha, O Arrastapé do 18 do Forte, Quadrilha e a Gonzagada.

Já a partir do dia 1º de junho será aberta a programação do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, que este ano estará num espaço mais amplo. Como no ano passado, serão 30 dias de Arraiá do Povo, de 1º a 30 de junho, e 60 dias da Vila do Forró, de 1º de junho a 31 de julho.