Notícias

Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025 às 16:15:00
Governo de Sergipe lança Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública
Iniciativa está estruturada em três eixos: social, ambiental e de governança

Com o objetivo de aprimorar os processos internos da administração estadual, alinhando-os aos princípios de responsabilidade socioambiental, justiça social e eficiência econômica, o Governo de Sergipe lançou, nesta quarta-feira, 30, o Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), visa promover práticas e políticas públicas que integrem a sustentabilidade às atividades governamentais.

A cerimônia de lançamento, realizada no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, reuniu gestores e agentes públicos, além de acadêmicos, representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de Contas, autoridades e especialistas em práticas ambientais, sociais e de governança. Durante o evento, a Sead apresentou o projeto Sabes em Ação – Saúde e Bem-estar do Servidor, bem como duas novas capacitações que serão ofertadas aos servidores estaduais pela Escola de Governo de Sergipe: uma pós-graduação lato sensu e uma trilha formativa.

“A temática do meio ambiente e da sustentabilidade deve ser prioridade para todo cidadão e também para o poder público. Lançamos hoje, por meio da Sead, o Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, duas pastas que já aderiram ao programa A3P. Com isso, ampliamos nossa atuação nessa área. As capacitações lançadas hoje fazem parte do programa e têm como objetivo engajar os servidores, para que possam contribuir ainda mais com a agenda de sustentabilidade da gestão estadual, considerando a urgência das questões climáticas”, afirmou a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas, Débora Dias, o programa representa um exemplo a ser seguido por toda a sociedade. “O exemplo começa em casa, e é isso que a Sead e a Semac buscam demonstrar, a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. A Semac participa do programa com ações de capacitação e oferta de cursos, apoiando a Sead. Temos o programa Dialogar, voltado à educação ambiental, que contempla inclusive os gestores públicos, e estamos unindo esforços em uma construção conjunta com outros órgãos”, destacou.
 
Eixos de atuação
À frente da execução do programa, a gerente de Pessoal da Sead, Ellen Prata, explicou que a iniciativa está estruturada em três eixos: social, ambiental e de governança. Ao apresentar o programa, destacou que as ações que serão desenvolvidas a partir dele estão alinhadas ao ODS 12 — um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) -, que busca assegurar padrões sustentáveis de produção e consumo, com metas a serem cumpridas até 2030.

“No eixo ambiental, atuaremos com foco na preservação dos recursos naturais, combate às mudanças climáticas, implementação de eficiência energética e gestão adequada de resíduos. Entre as ações previstas, estão campanhas de conscientização, implantação da coleta seletiva com ecopontos em prédios públicos e incentivo à adesão dos demais órgãos e entidades estaduais ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)”, explicou Ellen.

No eixo social, o destaque é o projeto “Sabes em Ação”, que será expandido de forma itinerante para os órgãos estaduais que o demandarem. “O Sabes promove saúde física e mental, com ações integradas para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Como nem todas as secretarias possuem estrutura para iniciativas como essa, agora estamos disponibilizando o projeto para toda a administração estadual”, explicou a coordenadora do projeto, Thayane Andrade.

Já no eixo de governança, o foco será a promoção de boas práticas de gestão. “Por meio da parceria com a Motriz, o Governo do Estado desenvolverá ações para ampliar sua capacidade de resposta à sociedade, assegurar a integridade nas práticas administrativas e fortalecer os mecanismos de transparência, prestação de contas e responsabilização”, completou Ellen.
 
Pós-graduação em ESG
Durante o evento, a Sead, por intermédio da Escola de Governo, lançou a nova pós-graduação que ofertará aos servidores do Estado: “Especialização em Gestão de Excelência em Práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) na Administração Pública”, curso que será ministrado pela Universidade Tiradentes (Unit). Representando o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, a diretora de Ensino do órgão, Vanessa Horácio, explicou que o Governo de Sergipe qualificará, com este curso, 60 servidores estaduais em habilidades avançadas de gestão ESG.

“Essa pós-graduação capacitará os nossos servidores em práticas ambientais, sociais e de governança em estratégias de negócios sustentáveis e responsáveis. O curso, que concilia formação teórico-prática com análise, problematização e proposições de temáticas relacionadas a práticas sustentáveis e de responsabilidade institucional, tem carga horária de 360 horas e será desenvolvido ao longo de 12 meses”, informou Vanessa.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Nunes Linhares, esse programa se apresenta como uma importante política pública do Governo de Sergipe para a capacitação contínua de profissionais. “Pensar no servidor público na perspectiva da sua formação continuada, entendendo que o servidor não está no serviço público apenas para cumprir tarefas, é considerar que ele também precisa ser alimentado sistematicamente numa perspectiva de aprendizagem mútua e continuada. E o Governo do Estado está propondo esse curso como uma forma de aperfeiçoamento desse trabalho, que está relacionado ao serviço que o Estado presta a toda a comunidade”.
 
Trilha Marupi
Também como parte do Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, a Sead lançou a Trilha Marupi – Futuros Sustentáveis, ação formativa dedicada à temática da sustentabilidade na administração pública. A trilha, desenvolvida pela organização sem fins lucrativos Motriz e customizada para a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental, busca apoiar os governos na oferta de serviços mais qualificados à população.
 
Conforme explicou a gerente de Inovação e Desenvolvimento de Ações com foco em Sustentabilidade Socioambiental e Equidade de Raça e Gênero da Motriz, Giszele Silva, a trilha foi formatada para dar apoio à gestão pública no sentido de torná-la mais responsiva, sobretudo na administração, planejamento e educação, com equidade de raça, gênero e sustentabilidade.
 
“Nesse processo formativo teremos pessoas facilitadoras, especialistas no tema, inclusive do tema na gestão pública, com aulas, videoaulas, atividades e aulas síncronas, trazendo sempre questões para pensar de que modo nós, enquanto indivíduos, enquanto pessoas, podemos, através dessa formação, mudar nosso comportamento e assim mudar o nosso redor. E Sergipe sempre inovando, sendo precursor de boas novas na formação de lideranças públicas para a sustentabilidade, está grandiosamente inaugurando essa trilha”, disse Giszele.
 
O evento de lançamento contou ainda com uma palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, proferida pelo coordenador nacional do programa no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Pablo Saldo, e foi concluído com a aula magna da Trilha Marupi – “Liderando futuros ambientalmente presentes” – ministrada por Tatiana Silva, cofundadora e diretora do FA.VELA, organização dedicada à promoção da equidade no acesso a recursos e oportunidades, que atua para impulsionar a cidadania digital e a inclusão socioprodutiva de pessoas historicamente vulnerabilizadas no Brasil.