Notícias

Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2025 às 17:15:00
Governo de Sergipe inicia novos cursos de qualificação voltados exclusivamente para mulheres
Objetivo de iniciativa promovida pela SPM é ampliar desenvolvimento profissional e inclusão produtiva das participantes

Ampliando a oferta de qualificação profissional visando a inclusão produtiva das mulheres, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e em parceria com instituições sociais, iniciou dois novos cursos nesta segunda-feira, 22. As oportunidades buscam atender demandas das áreas da construção civil e de farmácia.

A secretária executiva da SPM, Isabela Mazza, reforçou o compromisso da pasta por constante diálogo com as mulheres, focando sempre na pauta de gênero para atender suas demandas. “Nós estamos pensando em políticas públicas que também garantam autonomia financeira e empoderamento para as mulheres. E estes cursos são mais iniciativas visando garantir mais oportunidades”, disse ela.

Por meio do projeto ‘Elas constroem’, a SPM deu início ao curso de Revestimento Cerâmico, exclusivo para mulheres. Este é viabilizado pela parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP Sergipe), SENAI Sergipe e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

A turma conta com 20 mulheres, que terão direito a bolsas de R$ 500, além do cadastro na plataforma GO Sergipe, garantindo acesso a futuras contratações. “Estamos capacitando essas mulheres buscando atingir um setor que hoje é predominantemente masculino, para que, em breve, elas possam entrar no mercado de trabalho, na área da construção civil. É mais uma parceria de sucesso da SPM para que a gente possa estar qualificando nossas mulheres”, detalhou a diretora de Inclusão Produtiva e Autonomia Econômica da SPM, Gabriela Fonseca.

Representando a ASEOPP Sergipe, a líder do projeto ‘Elas constroem’, Adriana  Crepalde, ressaltou que o projeto tem o intuito de formar mão de obra para a construção civil. “A gente quer disponibilizar mão de obra capacitada para esse apagão de profissionais na área. Estamos iniciando esta turma do curso de revestimento cerâmico com 20 mulheres, e esperamos ter turmas com mais mulheres em outras funções para abastecer o mercado do setor”, salientou.

Para a costureira e artesã Vanuzia Goes, o curso é uma oportunidade de aprender algo novo e pode ser mais um caminho para a garantia de renda. “A minha expectativa é que eu possa estar aprendendo mais e me inserir neste local onde a sociedade diz que só homem trabalha. Tenho vontade de trabalhar em construção, por isso estou aqui. Agradeço muito à SPM e aos demais órgãos responsáveis pela realização do curso. Senti que era uma coisa que eu poderia fazer e vou conseguir”, destacou.

A aluna Tatiane Rodrigues, que está desempregada, também pontuou a importância do curso. “Para aprender as habilidades e poder entrar no mercado de trabalho, atendendo as expectativas das empresas. Além disso, podemos desenvolver o nosso potencial nessa profissão e crescer”, disse.

Atendente de Farmácia

Em Estância, ocorreu a solenidade que marcou o início do Curso de Atendente de Farmácia, promovido em parceria com o Instituto Ágatha e com o apoio da Prefeitura. A iniciativa é voltada a mulheres entre 16 e 55 anos, em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica e com cadastro em programas sociais.

“Trouxemos essa oportunidade de capacitação profissional para o bairro Cidade Nova, um local de mulheres lutadoras, guerreiras e que dizem sim quando abrimos inscrições para os cursos”, afirmou a secretária adjunta de Políticas para a Mulher de Estância, Guadalupe Batista.