Sergipe já está nos preparativos para sediar o Festival Cena Nordeste, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro em Aracaju. Nesta quinta-feira, 19, a equipe técnica da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) realizou uma visita técnica ao Centro de Criatividade, espaço cultural que irá receber grupos e artistas de todos os nove estados do Nordeste. O festival contará com diversas linguagens artísticas como cinema, dança, música, teatro, artes visuais, grupos folclóricos e parafolclóricos.
O Festival Cena Nordeste, uma iniciativa da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, é realizado de forma colaborativa pelos nove estados da região. Com formato itinerante o evento percorre todos os estados, promovendo o intercâmbio cultural, celebrando a arte e as tradições locais e fomentando o desenvolvimento econômico por meio do turismo cultural.
“Fizemos a visita técnica para garantir que a realização do evento em Sergipe seja positiva para todos os grupos, artistas e públicos que venham participar. Nosso estado com certeza vai fazer bonito e representar bem nossa arte no Centro de Criatividade em outubro”, afirmou o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.
A programação completa será anunciada em breve, mas promete grandes novidades. “Prometemos uma programação recheada de atrações artísticas maravilhosas. Todos os espaços do Centro de Criatividade serão utilizados para garantir uma verdadeira imersão cultural”, declarou a assessora da Diretoria de Políticas Culturais (Dicult), Grazzy Coutinho.
Já o diretor do Centro de Criatividade, Wilson Júnior, também destacou a importância da realização do evento no espaço cultural: “Receber o Cena Nordeste aqui é uma satisfação imensa. Temos uma diversidade cultural muito grande, tanto no nosso estado quanto no Nordeste. Trazer isso para cá, além de fomentar a economia local, aproxima a população das culturas regionais, principalmente a nossa”.
Festival Cena Nordeste
O Festival Cena Nordeste tem a missão de abrir um circuito nordestino de circulação de obras artísticas na região e dar visibilidade nacional para a produção artística local, evidenciado a região como um eixo estruturante para as artes no Brasil.
A seleção dos artistas que estão representando o estado no festival foi feita por meio de curadores de toda a região. São eles: Lindolfo Amaral (cultura popular/Sergipe), Kuka Matos (circo/Bahia), Amélia Cunha (música/Maranhão), Cintia Lima (audiovisual/Pernambuco), Fernando Yamamoto (teatro/Rio Grande do Nordeste), Andréa Bardawil (dança/Ceará), Shiko (graffiti/Paraíba) e Antoniel Machado Ribeiro (forró/Piauí).