Notícias

Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2024 às 14:30:00
Deso vistoria obra de ampliação da Estação de Recuperação de Qualidade Norte
Empreendimento expandirá e reforçará o sistema de esgotamento sanitário de Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou nesta quinta-feira, 22, visita técnica à obra de ampliação da Estação de Recuperação de Qualidade (ERQ) Norte, que se encontra na segunda e última etapa de execução. Com investimento total de R$ 43 milhões, o empreendimento vai beneficiar diretamente 179 mil moradores de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

“O objetivo da vistoria foi acompanhar o andamento da obra, que terá impacto positivo na vida da população aracajuana e socorrense. Observando o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Deso e o Ministério Público de Sergipe, a fim de garantir que as melhorias cheguem brevemente aos nossos usuários, promovendo bem-estar e qualidade de vida”, explicou o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes.

De acordo com o diretor de Operação e Manutenção da companhia, Carlos Anderson Silveira Pedreira, conforme o empreendimento avança, a empresa dará início à pré-operação do sistema, recebendo o efluente não tratado e realizando um pré-tratamento. “Isso será feito em até 180 dias, de modo a cumprir o que estabelece o TAC, em conjunto à estação já existente”, destacou.

Melhorias ambientais

A obra vai contribuir com a melhoria do saneamento básico dos moradores dos bairros Santos Dumont, Lamarão, Soledade, José Conrado de Araújo e Bugio, em Aracaju, e São Braz, Marcos Freire I, II e III, Taiçoca e João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Mas, também haverá benefícios ambientais significativos, segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Kleber Curvelo Fontes.

“Este sistema passará a ter equipamentos mais modernos, que melhorarão a capacidade e a qualidade do tratamento. Isso gerará muito menos prejuízos aos rios e à natureza de forma geral”, ressaltou ele, frisando que serão implementadas 13 novas lagoas de estabilização, além daquelas já em operação, e que a ERQ Norte terá vazão ampliada em 300 litros.