Notícias

Terça-Feira, 17 de Setembro de 2024 às 16:45:00
Campanha para atualizar cartão de vacinação é realizada nas escolas da rede estadual em Aracaju
Inicialmente, 77 unidades da Diretoria de Educação de Aracaju serão contempladas com essa ação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), deu início na segunda-feira, 16, à campanha de atualização dos cartões de vacina. A comunidade escolar do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, no bairro Santos Dumont, foi uma das primeiras contempladas pela ação, que inicialmente acontecerá em 77 unidades escolares circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Nesta terça-feira, 17, foi a vez de o Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos receber os imunizantes. Mais de 40 alunos e servidores atualizaram a carteirinha vacinal. “Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde é fundamental, e tem ajudado bastante para que, não só os estudantes, mas também a comunidade escolar, que no nosso caso, é o Bugio, estejam com as vacinas atualizadas, evitando uma baixa imunidade e doenças diversas. Muitas vezes os responsáveis não têm tempo, por vários motivos, e a escola, com essa parceria, faz com que eles se vacinem”, contou o diretor do Francisco Rosa, Tarcísio Tavares.

Essa etapa da campanha de atualização do cartão de vacinação busca imunizar o maior número de alunos, servidores e responsáveis da rede estadual de ensino. Para tanto, estão sendo ofertados os tipos de vacinação compostas no calendário vacinal de crianças, adolescentes e adultos, como Influenza, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, ACWY (Meningite).

“Estamos oferecendo todos os tipos de vacinação composta no calendário vacinal, menos a da Dengue que está sendo disponibilizado um transporte para levar os estudantes de 10 a 14 anos da escola para o posto de saúde, pois a vacinação da dengue exige a presença do médico na unidade e o aluno fica em observação de 30 minutos na unidade”, informa a enfermeira Jéssica Carvalho.

Cronograma de vacinação
Vale enfatizar que a campanha para atualização da carteira de vacinação é uma ação contínua entre a Seduc e a SMS. De acordo com a diretora da Escola Estadual Valnir Chagas, Andreia Abreu, essa parceria tem garantido a ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, em Aracaju. “O Valnir Chagas recebeu um grupo de profissionais da saúde, no início deste ano, para vacinar nossos alunos e garantir que a carteira deles permaneça atualizada. Nós organizamos os nossos alunos e emitimos uma notificação aos pais. Aqueles que trabalham assinaram um termo autorizando a vacinação de seus filhos, enquanto outros fizeram questão de acompanhar o processo. Nós ficamos muito felizes com a iniciativa e esperamos que mais estudantes possam ser beneficiados com essa parceria”, disse.

Além dos centros de excelência Governador Augusto Franco e Francisco Rosa Santos, o serviço chegará ainda esta semana no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, no bairro Bugio, na quarta-feira, 18. Na quinta-feira, 19, será a vez da Escola Estadual Olavo Bilac, no bairro Santos Dumont. A programação da semana será encerrada na sexta-feira, 20, na Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, no bairro Bugio.