O Centro de Excelência José Carlos de Sousa, localizado em Aracaju, é uma das unidades escolares que participam da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta terça-feira, 7, 180 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e terceiras séries do Ensino Médio responderam às provas, organizadas por turmas. Em Sergipe, a perspectiva é de que mais de 75 mil alunos das redes estaduais, municipais e federal participem do processo de avaliação.
No Centro de Excelência, um concurso de fantasia e um festival de pizza levaram para os alunos momentos de lazer, com o objetivo de que eles deixassem de lado a ansiedade e respondessem à prova com mais tranquilidade. “Tivemos um cuidado a mais com os alunos para que não tragam tanto peso para a prova. Os alunos puderam vir fantasiados de Halloween, e à tarde um festival de pizza comemorará a avaliação. Continuaremos mobilizados para a realização do Saese, prova tão importante quanto o Saeb”, disse a diretora Janaína Marques da Silva.
A estudante Fabiana dos Anjos, aluna do 9º ano B, afirmou estar preparada para responder à prova e ir à escola vestida de ‘Uma noite de crime’, uma série americana de terror, que trouxe mais leveza para um dia de prova considerado por ela como o mais tenso. “Gosto da série e resolvi vir fantasiada para este dia”, afirmou.
A prova do Saeb acontece em etapas em todos os estados brasileiros e é de responsabilidade da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob o acompanhamento, em Sergipe, da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Ceave/Seduc). O período de aplicação da prova se estenderá até 17 de novembro e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes das redes públicas e particulares, em todo o país.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho acadêmico do estudante. A partir do Saeb, sete dimensões importantes são analisadas: atendimento escolar; ensino-aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. Todas estas dimensões servirão para construir políticas públicas mais eficazes.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Vale ressaltar ainda que o Saeb é implementado em etapas em todo o país. Nesse sentido, dentro do cronograma predefinido estão sendo programadas as execuções nas diversas unidades federativas, levando em consideração as particularidades e características de cada região, com base na experiência logística do Inep e de seus colaboradores, como a Seduc, por exemplo.
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), Joniely Cheyenne Cruz explica que o Saeb não é só uma prova. Ele envolve instrumentos de coleta de evidências educacionais para balizar políticas públicas. Essas evidências são traçadas em âmbitos municipal, estadual e nacional. Todos os planos de políticas públicas educacionais passam por esses dados, por essas evidências, para traçar metas.
“O contexto da pandemia deixou marcas profundas na educação de nossas crianças e adolescentes em todo o país. Por isso, a gente costuma dizer que o Saeb de 2023 vai trazer uma fotografia mais fidedigna da nossa realidade. Com essa fotografia em mãos, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, juntamente com os 75 municípios e suas redes de educação, pode trabalhar de forma mais assertiva no processo de recomposição da aprendizagem”, frisa Joniely Cruz.