Notícias

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 16:30:00
Visitantes e turistas se surpreendem e se encantam com a Vila do Natal Iluminado
Novo produto turístico lançado pelo Governo de Sergipe busca incrementar o setor e desenvolver a economia por meio da geração de mais empregos e renda

Com o objetivo de atrair ainda mais turistas para Sergipe, o Governo do Estado desenvolveu a Vila do Natal Iluminado, projeto turístico que se soma ao rol dos demais atrativos já consolidados na alta temporada, a exemplo das praias e do já famoso Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco. Com endereço na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, a Vila vem surpreendendo e encantando visitantes e turistas das mais diversas partes do Brasil desde o dia 2 de dezembro, quando foi inaugurada. O evento continua até o dia 2 de janeiro de 2024.

As luzes que se multiplicam naquele espaço recebem elogios pela beleza e pelo encantamento que proporcionam, mas é importante destacar que vai muito além disso. Com ambientação temática, a Vila do Natal Iluminado também é diversão certa, contando com roda gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, que recepciona os visitantes todos os dias, das 17h às 22h, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato. Além disso, de quinta a domingo, também das 17h às 22h, personagens prometem divertir e interagir com o público.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a Vila do Natal Iluminado é um projeto diferenciado, pois mescla a tradição do período natalino, que remete à família e à união entre as pessoas, com a modernidade de alguns equipamentos. “Colocar uma pista de gelo em plena Orla da Atalaia, o mais representativo símbolo do turismo de praia do estado, na alta temporada e com esse clima de calor é algo inédito, inovador e surpreendente, o que, com certeza, vai atrair muitas pessoas. Todo o projeto, aliás, é uma grande sacada do Governo de Sergipe, que tem como principal propósito estimular o turismo e desenvolver a nossa economia, promovendo a geração de empregos e renda”, avalia.

A Vila do Natal Iluminado é uma parceria entre o Governo de Sergipe e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa. Além da beleza e dos equipamentos, tem programação que envolve apresentações de mais de 60 artistas e grupos sergipanos, com o objetivo de proporcionar aos visitantes e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.

Muitos elogios

A técnica em enfermagem Maristela de Castro Correia e o marido dela, o técnico em automação industrial José Abel de Lima, são de Recife, em Pernambuco, mas moram em Aracaju há 21 anos. Encantados com o projeto, eles elogiaram a iniciativa do Governo de Sergipe. “Essa vila está linda, muito bonita mesmo. Está bem atrativa e bem diferente. Está massa demais! É, sem dúvida, um novo produto turístico de Sergipe que surpreendeu. Esse projeto de vocês foi muito bem pensado. Eu acho que vai longe, vai atrair muito turista e lotar os hotéis aqui”, aposta Maristela.

Tomadas de surpresa com o espetáculo na orla, Shirley Magda Lara, sua sobrinha, Roseli Cássia Lara, ambas professoras aposentadas, e Eliane Lara Vilela, prima delas, vieram de Piracema, em Minas Gerais, para conhecer Sergipe. Há alguns dias em Aracaju, elas revelam que visitaram alguns pontos turísticos e se encantaram por eles, e confessam que não esperavam encontrar a orla temática de Natal. “Aqui está maravilhoso. Está muito bonito. Estou encantada!”, declara Shirley.

Roseli, por sua vez, ressalta que o projeto foi bem pensado e exalta o fato de a capital sergipana ser muito limpa e organizada. “Com uma cidade como Aracaju, um evento como esse traz facilmente gente de fora de Sergipe e do próprio estado. Eu vou dizer para qualquer pessoa vir conhecer Sergipe na época de Natal, em dezembro”, avisa. E Eliane complementa: “Sergipe é muito bom, muito alegre, muito receptivo. A gente daqui, o povo deste estado é muito hospitaleiro e simpático”, afirma.

A esteticista aposentada Maria Inês Contin, de São Paulo, mãe da advogada Cristina Ricco e da professora aposentada Regina Ricco, também não poupou elogios à Vila do Natal Iluminado. Estreante em terras sergipanas, ela afirma que foi uma grata surpresa se deparar com o evento assim que chegou à cidade. “Estou amando tudo: desde a hora que nós entramos em Sergipe até aqui ao ver esse espaço maravilhoso. Foi uma surpresa tremenda. Muito bom! Vocês estão de parabéns”, congratula.

Cristina Ricco que, diferentemente da mãe e da irmã, mora em Salvador, na Bahia, comentou que o Natal, por si só, é sempre encantador com as luzes e o clima de confraternização. Porém, ressaltou o fator inusitado da ação executada pelo Governo de Sergipe. “Imaginar uma cidade litorânea com todo esse atrativo de Natal é surpreendente. Unir duas coisas muito bacanas, que é o verão, as praias, os passeios que Sergipe oferece, com esse Natal, que está lindíssimo, é incrível. Está muito bonito mesmo! Estão de parabéns!”, elogia a mãe da pequena Clara, de cinco anos, e de Laura, 11, que estavam ansiosas para brincar na roda gigante.

Vale destacar que as turistas elogiaram a acessibilidade de Aracaju, um dos motivos que as trouxeram à cidade. Isso porque Regina Ricco é cadeirante e foi em busca de um passeio mais acessível, onde pudesse conhecer o máximo de atrativos turísticos possível. “Agradeço a Sergipe e a Aracaju, porque é difícil encontrar uma cidade que tenha tanta acessibilidade”, avalia.

Inclusão social

As irmãs Amanda de Sá e Maria Eduarda de Sá, ambas estudantes, foram à orla com o pai, o guia de turismo Ricardo Batista. Eles são de Aracaju e também se disseram encantados com a Vila. Amanda destacou a beleza do espaço e como o evento está fomentando a economia e o turismo de Sergipe. “Essa ideia de colocar patinação de gelo, principalmente com a entrada sendo dois quilos de alimento não perecível, favorece que toda a população possa ter acesso a essa patinação. Está sendo maravilhoso, uma experiência incrível para a família toda. A gente está se divertindo. Está sendo ótimo, maravilhoso!”, resume.  

A professora Adriana Fontes, que leciona no Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, localizado no município de Lagarto, veio prestigiar o evento junto com os alunos dela. “Hoje, trouxemos três turmas de alunos do 9º ano para conhecer a Vila do Natal Iluminado. Essas crianças nunca tiveram a oportunidade de conhecer a orla, tão pouco um evento desse porte. Elas estão radiantes por participar da pista de patinação no gelo. Esperaram o dia inteiro por esse momento”, destaca.

Segundo a diretora e gestora do colégio, Solange Dias Santos, levar os alunos para a Vila do Natal Iluminado faz parte de um projeto de cultura e lazer para os estudantes, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). “Estamos aqui, hoje, com uma equipe de professores e servidores, trazendo esses alunos para conhecerem um pouco da capital. Fizemos um tour pela cidade, visitamos um shopping e, agora à noite, estamos aqui, conhecendo o Natal da Orla da Atalaia”, esclarece.