Notícias

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2023 às 08:45:00
Último road show de 2023 para divulgação do Destino Sergipe foi concluído em Salvador
Antes, a caravana composta por equipes da ABIH/SE, Setur e Prefeitura de Aracaju visitou Feira de Santana, outra cidade da Bahia, para capacitar agentes de viagens e estreitar relações entre eles e a rede hoteleira

A programação de 2023 de road shows, com o objetivo de divulgar o Destino Sergipe, foi concluída na última quarta-feira, 13, em Salvador, na Bahia. A ação faz parte do Projeto “Viva Aracaju”, elaborado e executado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) e pela Prefeitura de Aracaju, com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Um dia antes, a caravana esteve em Feira de Santana, também na Bahia.

Para promover os atrativos turísticos de Sergipe, foram realizadas capacitações de agentes de viagens nas cidades por onde a caravana passou. Composta por hoteleiros associados à ABIH/SE, a equipe apresentou roteiros turísticos, gastronomia, manifestações folclóricas, artesanato e toda a riqueza cultural que o estado tem para oferecer. Além disso, também, foram divulgados a Vila do Natal Iluminado, evento que acontece até o dia 2 de janeiro do próximo ano, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e o Verão Sergipe 2024, que será realizado de 12 de janeiro a 12 de fevereiro e terá programação diversificada, na qual estão incluídas atividades esportivas, shows artísticos e muito mais.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que a ação em terras baianas fez parte de uma série de road shows realizados no decorrer de 2023 pelo Brasil. Além de Feira de Santana e Salvador, a caravana passou por Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE) e Maceió (AL). “Destaco a importância dessa iniciativa, frisando como é fundamental a aproximação para atualizar os agentes de turismo no que se refere à divulgação do Destino Sergipe. No total, foram 1.800 agentes de viagens capacitados em todo o Brasil. Isso é muito bom. E, sem dúvida, os resultados logo serão mostrados. Afinal, a programação de final de ano e do verão estão muito boas, o que vai atrair muitos turistas para o nosso estado”, considera.

Feira de Santana

A primeira rodada de capacitações no sul nordestino aconteceu na noite de terça-feira-feira, 12, em Feira de Santana (BA). Lá, agentes de viagens de diversas operadoras de turismo ficaram por dentro dos atrativos de Aracaju, assim como de algumas cidades sergipanas com roteiros turísticos emocionantes e peculiares.

Há aproximadamente 20 anos atuando como agente de viagens em Feira de Santana, Elisa Cristina Marques, da Ébenezer Turismo, disse que é sempre muito prazeroso ouvir falar sobre Sergipe. “A gente sabe que Sergipe sempre tem novidades. Então, ficamos bem-animados com o que ouvimos e vimos na apresentação. E, olhe, o pessoal de Feira sempre busca mais pacotes para Aracaju do que para Salvador”, revela Elisa.

Para Clébson Araújo, dono da Kel Turismo, foi excelente a oportunidade de fazer a capacitação. “Foi mostrado Sergipe e tudo de bom que esse estado oferece, para que nós passamos vender pacotes para os clientes com mais propriedade”, comenta o empresário do município baiano de Capim Grosso. Contador por formação, há sete anos, ele abriu a empresa por gostar de viajar e de conhecer lugares diferentes. “É prazeroso trabalhar com o turismo”, admite.

Leila Freitas, agente de viagens da CVC Getúlio Vargas, parabenizou a todos pela iniciativa. “Para nós, da cidade de Feira de Santana, é um enorme prazer participar dessa capacitação. Até porque a nossa cidade fica a pouco mais de 300 quilômetros de Aracaju. Então, é um destino que a gente vende muito. E, hoje, está sendo uma noite muito especial”, considerou.

Salvador

O road show realizado em Salvador, capital da Bahia, aconteceu na quarta-feira, 13. Além da capacitação, houve show musical do trio pé-de-serra Os Três Mulekes, que, inclusive, acompanhou a caravana nas outras cidades. Naquele dia, os artistas apresentaram um repertório especial pelo Dia Nacional do Forró, celebrado nessa mesma data, em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. A casa estava lotada, e o clima de alegria confirmou a forte adesão dos agentes de viagens, comprovando, assim, a intenção de conhecerem, divulgarem e venderem o Destino Sergipe.

A agente de viagens Ana Cláudia Bitencourt, da CVC Salvador Shopping, por sua vez, elogiou o conteúdo apresentado na capacitação. “Achei muito interessante e consegui compreender melhor o destino, para poder oferecer melhor para os meus clientes e, assim, poder vender cada vez mais”, argumentou.

O baiano Eurivaldo Alpedriz, da Produtora Seven, informou que Aracaju é o carro-chefe da agência dele. “Esse evento, em que é mostrado o estado de Sergipe com foco nas potencialidades e roteiros turísticos, é muito importante para a gente”, frisou Eurivaldo.

Rede hoteleira

Executivos da rede hoteleira de Sergipe estavam presentes nas capacitações promovidas durante os road shows. Foi a oportunidade de divulgarem, também, a rede de hotéis associados à ABIH/SE. Neles, há toda a infraestrutura turística a cativar o público que visita o estado.

Tálita Manguinho, gerente comercial do Arcus Hotel e do Aruanã Eco Praia Hotel, considera que as capacitações promovidas pela ABIH/SE são de extrema importância. “Essas capacitações foram muito importantes, porque estreitaram o relacionamento entre o agente de viagens e o hoteleiro. Fico muito feliz, porque, durante todo esse ano, vimos a grande adesão dos agentes, o que demonstra a capacidade turística que Sergipe tem”, frisou.

Patrick Batista, assistente comercial do Real Praia Hotel, também estava presente em Salvador. Ele disse que a ação auxilia no fechamento de negócios, tendo o contato direto com os agentes de viagens nessas capacitações e oportunizando apresentar o Destino Sergipe. “Aqui, mantemos ativo o nosso networking, porque a maioria do pessoal de Salvador a gente já conhece, já tem esse contato. Então, essa oportunidade é para reforçar e ficarmos mais próximos dos nossos parceiros”, explicou.

A executiva comercial do Via Mar Praia Hotel, em Aracaju, Rosângela Tourinho, reside em Salvador, onde também atua em outro hotel. Ela considera que a integração nesses encontros é muito importante para o agente de viagens, pois nem todos têm a oportunidade de estar sempre no destino. “Quanto mais próximo estivermos para divulgar o nosso produto e o Destino Sergipe, mais incrementamos o agente de viagens com informações. Diga-se de passagem, ele tem o potencial poder de persuasão do cliente. Assim, vai apresentar o Destino Sergipe com mais propriedade, e a venda de pacotes fica mais atrativa”, afirmou.