Notícias

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024 às 12:30:00
Turismo religioso se fortalece em Sergipe com mais uma edição da Romaria de Senhor dos Passos
Peregrinação bicentenária a São Cristóvão acontece de 23 a 25 de fevereiro e deve atrair cerca de 70 mil devotos

A tradicional Romaria de Senhor dos Passos, em São Cristóvão, começa nesta sexta-feira, 23, e continua até domingo, 25 de fevereiro (veja programação abaixo). Distante 20 quilômetros de Aracaju, o município histórico, que já foi capital do estado, promove a peregrinação há mais de 200 anos e reúne milhares de fiéis a cada edição, fortalecendo o turismo religioso sergipano. Aliás, a tradição bicentenária é considerada uma das maiores romarias do Nordeste.

Trata-se de um evento que remete à dor e ao sofrimento de Jesus, apresentado aos devotos por meio de uma representação dos sete passos de Cristo até o calvário. Este ano, o tema da festa religiosa que se inicia no período quaresmal, como parte dos preparativos para a Páscoa, é “Nos Passos de Jesus, entendemos a nossa vocação”. Segundo a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) de São Cristóvão, estima-se que mais de 70 mil pessoas participem.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca que a Romaria de Senhor dos Passos é um evento muito importante para o turismo religioso do estado, quando visitantes e turistas demonstram toda a fé e devoção a Jesus. “A Romaria é uma preparação para o período pascal. É uma tradição de mais de dois séculos que transforma São Cristóvão em uma cidade de oração ao atrair milhares de pessoas. Além disso, o quarto município mais antigo do Brasil é um dos destinos turísticos de Sergipe que também se destaca pelos atrativos históricos e culturais. Assim, esse evento fomenta a economia formal, pois estimula o comércio e os segmentos locais de hospedagem e restaurantes. E mais: impulsiona, ainda, a economia informal, por meio de ambulantes, gerando emprego e renda para nosso estado”, avalia o secretário.

O turismólogo Diego Prado Souza dos Santos, da Fumctur, comenta que a cidade histórica fica sinalizada com panos roxos pendurados nas fachadas de sete edificações, que significam os passos de Jesus em penitência. “É um momento de encontro espiritual e de externar os sentimentos de gratidão e sacrifício, de forma que traduza, sobremaneira, o encontro com seu ‘eu’. Na sexta-feira, 23, ocorre a peregrinação, saindo da Igreja dos Capuchinhos, em Aracaju, com destino à cidade de São Cristóvão. A Romaria atrai em torno 70 mil fiéis, com a maioria dos peregrinos trajando roupas na cor roxa, como as vestes do Senhor dos Passos”, destaca o turismólogo. Ressalte-se que, desde 2015, a Romaria passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe e já faz parte do calendário religioso do país.

Segundo o frei Pedro Rangel Trajano Lins, da Ordem dos Carmelitas, pároco e reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, a Romaria é de extrema importância para a Igreja Católica, porque congrega a fé de todos os romeiros e católicos em um só lugar, em um grande momento de oração comunitária. “O tema deste ano foi pensado em cima do ano vocacional que vivenciamos em 2023. Agora em 2024, os Carmelitas do Brasil iniciaram o próprio ano vocacional. Só entendemos a nossa vocação de batizado e missionário, seguindo os passos do mestre, que é Jesus”, explica.

De acordo com o frei Pedro Lins, a peregrinação se torna importante para o turismo religioso, porque consegue atrair fiéis de diversos lugares do Brasil e até do mundo. “Os romeiros se apaixonam pela história da imagem e, com isso, aproveitam para conhecer outros locais de turismo tanto religioso como de lazer dentro do nosso município. A Romaria abraça toda a vida turística do nosso município”, avalia.

Graças alcançadas

A coordenadora da Romaria Georgina Neri Amado Santos, moradora de São Cristóvão e devota do Senhor dos Passos, participa da peregrinação desde pequena, quando ainda era um bebê de colo e os pais a levavam. Comenta que se tornou devota aos 7 anos de idade, à medida que passou a compreender o significado e a importância da Romaria. Assim, já se vão 60 anos de amor e devoção ao Senhor dos Passos.

Dona Georgina Santos revela que recebeu inúmeras graças do santo, mas ressalta em especial a que foi concedida em prol do marido, que levou um tiro em decorrência de um assalto. Após duas horas de uma espera angustiante para transferi-lo do hospital de São Cristóvão para outro em Aracaju, com o objetivo de submetê-lo a uma cirurgia de urgência, ela rezou com todo fervor em frente à imagem do Senhor dos Passos, pedindo proteção e cura para o marido. “Quando comecei a orar, o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], enfim, chegou e levou ele de imediato, abrindo caminhos até chegar ao hospital de Aracaju. O médico falou que era um milagre, que a bala ficou alojada nas ‘gordurinhas’ da barriga e milimetricamente não atingiu nenhum órgão vital. Foi muita sorte. De imediato, agradeci ao Senhor dos Passos e continuo sendo muito grata”, admite.

Também residente em São Cristóvão, a aposentada Sônia Maria do Carmo Cardoso é mais uma a relatar a experiência como devota de Senhor dos Passos e romeira. Ela conta um caso que envolve a irmã Vânia Maria de Santana, que tinha um sonho de engravidar, mas sem êxito após diversas tentativas. “Um dia, antes da Romaria, Vânia me procurou e pediu ajuda por eu ser devota de Senhor dos Passos, pois queria engravidar. Levei ela e o esposo à procissão, apresentei os dois ao Senhor dos Passos e pedi a graça. Um mês depois, minha irmã me ligou, falando que tinha conseguido engravidar. No ano seguinte, ela pagou uma promessa, participando da Romaria junto com o marido e o bebê. Mais um ano depois, engravidou novamente. Agora, ela tem duas lindas crianças graças à fé em Senhor dos Passos”, relata, emocionada.

 

Museu dos Ex-votos

Fundado em 1990 no claustro da Igreja Convento do Carmo, em São Cristóvão, o Museu dos Ex-votos guarda objetos que documentam a relação de fé entre os devotos e o Senhor dos Passos. Ao entrar na edificação, o turista se depara com um grande acervo. Ali, estão expostos, por meio de fotografias, quadros e réplicas em gesso ou madeira, partes do corpo humano (braços, pernas, mão, cabeça, entre outros), oferecidos como representação das graças alcançadas.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA

 

23 de fevereiro (sexta-feira)

 

•          18h30 – Ofício na Igreja do Carmo Menor, seguido de Santa Missa

•          21h – Santa Missa no Santuário São Judas Tadeu, (Bairro América, em Aracaju)

•          22h – Caminhada com o Senhor dos Passos em direção ao Santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão

 

24 de fevereiro (sábado)

•          11h – Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Vitória

•          16h – Santa Missa no Santuário (acolhida dos romeiros)

•          17h – Santa Missa na Igreja do Carmo

•          19h – Santa Missa na Praça Senhor dos Passos

 

25 de fevereiro (domingo)

Confissões: durante todo o dia no Convento do Carmo

Visita das Imagens: Igreja Matriz: Imagem do Senhor dos Passos / Igreja do Carmo Menor: imagem de Nossa Senhora das Dores.

Missas:

•          6h – Matriz/Santuário

•          7h – Igreja do Carmo

•          8h – Palco ao lado da Matriz/Santuário

•          8h – Gruta Nossa Senhora de Lurdes

•          9h – Igreja do Carmo

•          9h – Capela São João Batista

•          9h – Cristo Redentor

•          10h – Palco ao lado da Matriz/santuário

•          11h – Igreja do Carmo

•          11h – Gruta Nossa Senhora de Lurdes

•          12h – Palco ao lado da Matriz/santuário

•          13h – Igreja do Carmo

•          13h – Gruta Nossa Senhora de Lurdes

•          14h – Palco ao lado da Matriz/santuário

•          15h – Gruta Nossa Senhora de Lurdes

•          16h – Saída das Imagens para o encontro e, em seguida, o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica

•          19h – Missa de encerramento na praça Senhor dos Passos