Notícias

Terça-Feira, 20 de Junho de 2023 às 16:15:00
Semac confirma apoio à realização da 26ª Missa do Cangaço no Monumento Natural Grota do Angico
Secretária Deborah Dias alinha detalhes da parceria com a organizadora do evento, Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita

No próximo dia 28 de julho será realizada a 26ª Missa do Cangaço no Monumento Natural Grota do Angico, mantido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Para alinhar o apoio institucional ao evento, já tradicional no Alto Sertão sergipano, nesta terça-feira, 20, a secretária Deborah Menezes Dias recebeu a jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, responsável pela organização, disponibilizando auxílio para a confecção de material de divulgação e apoio logístico. 

A secretária Deborah Dias destacou a importância da data e colocou a Semac à disposição do evento. “A Missa do Cangaço é uma tradição que não deve ser esquecida. Podem contar conosco. Além de manter viva a história do Cangaço, sobretudo a trajetória de vida de Lampião e Maria Bonita, a iniciativa também chama a atenção para a importância das nossas unidades de conservação, como o Monumento Natural Grota do Angico, que é um espaço riquíssimo em biodiversidade e propício para pesquisas e ecoturismo. Estamos felizes com essa parceria”, destacou a gestora.

Reunindo visitantes de todo o país, entre professores, estudantes, pesquisadores e entusiastas da história do Cangaço, a missa acontece na Grota do Angico, localizada no limite entre Poço Redondo e Canindé, local onde Lampião se refugiava com seu bando, dizimado junto com seus líderes no ano de 1938. A programação compreende uma celebração conduzida por três padres, além de apresentações do grupo de Xaxado na Pisada de Lampião e de uma quadrilha junina.

Para a jornalista Vera Ferreira, a reunião de alinhamento foi muito proveitosa. “Agradeço a todos vocês o convite. Vejo que a secretária está querendo realmente fazer acontecer e fico feliz em saber que vamos ter uma parceria real. Isso para mim é importante. A missa tem como objetivo manter a história do cangaço viva e mostrar para as pessoas que o cangaço é história, e as pessoas precisam entender o contexto histórico em que ele existiu”, explicou ela, acrescentando que a programação contará com atividades em lugares onde seu avô Lampião passou, envolvendo estudantes dos municípios de Capela e Propriá, além de convidados da Bahia. 

“Trata-se de um momento cultural muito rico de aprendizado, onde a gente mostra a história do Cangaço em Sergipe, fazendo essa junção com o turismo, com uma palestra ministrada pela professora Maria Otília, em Capela, no dia 27; seguida da celebração da missa no dia 28; com uma programação cultural. E, no dia 29, teremos uma visita ao povoado Curralinho, pela estrada histórica Antônio Conselheiro, com paradas para ver locais onde morreram o cangaceiro Canário, dois policiais e um civil, e visita à igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi restaurada por Antônio Conselheiro, em Curralinho”, detalhou Vera Ferreira.

Além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac), a 26ª Missa do Cangaço tem como parceiros a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a MFTur, o Museu da Gente Sergipana, por meio do Instituto Banese, o Colégio Purificação, e o Shopping da Pedra, localizado no município de Delmiro Gouveia.