Sábado, 17 de Junho de 2023 às 21:50:00
Público destaca músicas que têm marcado no Arraiá do Povo
Na lista, estão presentes hits dos mais tradicionais, ao estilo do forró pé de serra, do xote, do xaxado e do baião, além de variedades como o forró eletrônico e o sertanejo estilizado

Uma das razões pelas quais o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, tem atraído tanto o público é a diversidade de atrações, que incluem músicas de diversos gêneros do forró e que estão na boca do povo. São hits dos mais tradicionais, ao estilo do forró pé de serra, do xote, do xaxado e do baião, além de variedades como o forró eletrônico e o sertanejo estilizado.

A música ‘Chamego Só', do cantor Rogério, que nomeia o slogan 'Sergipe é o País do Forró’, é uma das mais tocadas e destacadas pelo público do arraiá. Mais um destaque é ‘Cheiro da Karolina’, de Luiz Gonzaga, que ganhou uma nova roupagem e caiu, novamente, no gosto popular, principalmente do público mais jovem. Também estão entre as preferidas dos forrozeiros ‘Anunciação’, de Alceu Valença; ‘Oi Balde’, de Zé Neto e Cristiano; e ‘Duas’, de Dilsinho, que recebeu uma versão para o forró.

Além delas, são destaque as músicas ‘Hoje à noite’, de Calcinha Preta; ‘Proteção de Tela’, de Tarcísio do Acordeon; ‘Coladin’, de Zé Vaqueiro; ‘Meu Vaqueiro, Meu Peão’, de Mastruz com Leite; ‘Destá’, de Dorgival Dantas; ‘Esperando na Janela', de Targino Gondin; ‘Letícia’, de Zé Vaqueiro; ‘Tenho Medo’, de Zé Vaqueiro; ‘Erro Gostoso’, de Simone Mendes’; ‘Não tem amor’, de Iguinho e Lulinha; ‘Sinal’, de Iguinho e Lulinha; ‘Coração Acelerado’, de Iguinho e Lulinha; ‘Altas Loucurinhas’, de Matheus Fernandes; e ‘Não vou te bloquear’, de Tarcísio do Acordeon. Todas essas já ficaram marcadas no repertório do Arraiá do Povo, entoadas por diversos artistas que subiram ao Palco Rogério e Barracão da Sergipe.

Para a professora Fernanda Bomfim, a música que não pode faltar no Arraiá do Povo é ‘Chamego Só’. “Está bem atrativo, organização dez. O que estou mais gostando é a pontualidade das bandas”, disse. A assistente social Simone Rodrigues e o dentista Evaldo Júnior, que estão curtindo pela quarta vez o Arraiá do Povo, apostaram na música 'Olha pro céu', de Luiz Gonzaga. "Com certeza, as músicas do rei do baião não podem faltar", afirmou Simone, elogiando a estrutura do evento. "Gostamos tanto que repetimos", completou Evaldo.

Outra que compartilha da opinião do casal é a funcionária pública Ana Cristina Mota, moradora da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. "Luiz Gonzaga tem que ter", reforça. A consultora Ana Lourdes Silveira também destacou as músicas de Luiz Gonzaga. "São músicas que não podem faltar nos nossos festejos", frisou.

Pela primeira vez no Arraiá do Povo, a coordenadora de vendas Nilda Santos escolheu ‘Chamego Só’ como a preferida do São João. A empreendedora Fátima Pereira de Matos, por sua vez, elegeu ‘Pintando o Sete’, de Alcymar Monteiro. Já para a empresária Carla Margem, a música que não pode faltar é ‘Cheiro da Karolina’, de Luiz Gonzaga. "Voltou com tudo, agora com nova roupagem", opinou.

Por outro lado, a enfermeira Lissandra dos Santos, de 33 anos, disse que seus cantores preferidos são o que estão fazendo sucesso nacional. “Hoje vim ver Zé Vaqueiro, amo as músicas e como ele anima o público. Assim como Iguinho e Lulinha, Tarcisío do Acordeon, entre outros, que tocam o forró piseiro. Este ano, as atrações do Arraiá do Povo estão sensacionais”, enfatizou.

Já para a psicóloga Gleide Mamedi, de 45 anos, apesar de amar músicas tradicionais, ela curte tudo e tem adorado as bandas da nova geração, pois as músicas são mais animadas e não tem como ficar parado. “Estou amando a diversidade das bandas do Arraiá do Povo, já ouvi das músicas clássicas ao forró estilizado e tenho me surpreendido como esse estilo anima todas as idades”, explicou.

Playlist

O Governo do Estado elaborou uma playlist recheada de hits que já estiveram ou estão na programação do Arraiá do Povo. Nas plataformas Youtube e Spotify, os apaixonados pelo ritmo nordestino têm 177 músicas disponíveis, que vão desde o forró eletrônico até os tradicionais, além de pisadinha e calypso.

A playlist tem nove horas e o acesso via Spotify é fácil. Primeiro, o usuário deve fazer um cadastro na plataforma e, na opção ‘Buscar’, inserir o termo 'Arraiá do Povo'. Em seguida, clicar no botão '+' para salvar em sua biblioteca. No Youtube, basta o usuário acessar o canal do governo (@governodesergipeoficial), se inscrever, clicar em curtir e ativar o sininho para receber as notificações. Na sessão de Playlists, basta selecionar 'Arraiá do Povo'.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.