Notícias

Sábado, 01 de Julho de 2023 às 00:40:00
Prorrogação da Vila do Forró desperta elogios entre público do Arraiá do Povo
Atividades no espaço serão continuadas por mais 30 dias não ininterruptos, com atrações populares e sergipanas

No último dia do Arraiá do Povo 2023, o sentimento foi de saudade entre os sergipanos e turistas que visitaram a festa ao longo dos mais de 30 dias de programação. Mas uma notícia tranquilizou o coração dos forrozeiros incansáveis: a prorrogação das atividades na Vila do Forró por mais 30 dias, de terça a domingo. A ação, anunciada neste sábado, 1º, busca dar continuidade às políticas de fomento ao turismo e à cultura no estado, premissas de gestão no Governo de Sergipe.

Nessa nova fase, a Vila do Forró irá funcionar das 17h às 23h, com apresentações de quadrilha e grupos folclóricos de Aracaju e do interior. Os espaços dedicados às lanchonetes, artesanato e economia solidária também continuarão funcionando dentro da programação.

E a recepção ao anúncio foi das melhores entre a população. Para quem já se lamentava pelo fim dos festejos juninos, a promessa de novas oportunidades para dançar forró e apreciar a qualidade dos artistas sergipanos foi motivo de comemoração. É o caso da cuidadora de idosos Geângela Vasconcelos, de 55 anos, que aprovou a iniciativa de prorrogar a festa na Vila do Forró.

"Gostei muito! Vai ser maravilhoso, tanto pra gente daqui, que vai ter diversão, quanto para o turismo. O turista vai chegar e ver nosso Nordeste 'botando pra chegar'. Sergipe é o país do forró, então temos que aproveitar. É o melhor forró de todos! Com certeza vou estar aqui na vila, com minhas netas e minhas filhas", disse Geângela.

A advogada Sandra Farias, de 43 anos, é natural de São Paulo e relatou ter amado a notícia. "Eu adorei. Amo forró, e acho muito bom porque vai trazer um retorno financeiro muito positivo para o estado. Com certeza vou vir", garantiu. Esposo de Sandra, o médico André Farias, de 50 anos, concordou. "É uma boa notícia, porque vai reacender o turismo. Depois de tanto tempo de prejuízo por causa da pandemia, é sempre bom uma iniciativa que ajude a promover desenvolvimento", frisou.

A aposentada Maria Nelcy dos Santos, de 71 anos, transpirou de tanto dançar na Vila do Forró, na noite deste sábado. Para ela, que compareceu todos os dias ao evento, a notícia da continuação da programação foi motivo pra dançar ainda mais. Nelcy também considera que a prorrogação deve trazer bons frutos para o estado, levando aos turistas a possibilidade de aproveitar um pouco mais da magia do ‘país do forró’. "Vim todas as noites, e vou continuar vindo. Estar aqui dançando e suando me ajuda contra a minha depressão. E sem contar que é muito bom pro estado também, porque traz emprego", opinou.

Já a comerciante Juliana dos Santos, de 36 anos, acredita que a continuação das festas na Vila do Forró será uma nova chance para conseguir uma renda extra. "É maravilhoso, né? Coisa melhor não poderia acontecer, para recompensar a gente ter ficado tanto tempo parado. Esse Arraiá vai ficar pra história, e com mais 30 dias na vila vai ser melhor ainda. Tem turista vindo, e o povo daqui também. Com isso, a gente está conseguindo tirar um bom dinheiro, graças a Deus", sublinhou.

Vila do Forró

Já consagrada entre o público do Arraiá do Povo, a Vila do Forró articula diferentes espaços em um só lugar. Na entrada, o Coreto da Marluce recepciona os frequentadores com trios de forró e o melhor da música nordestina. Já no Barracão da Sergipe, quadrilhas juninas, artistas locais e  grupos populares se apresentam no tablado, reunindo um público ávido.

A vila também oferece espaços de serviço, como a Praça de Alimentação e os estandes de artesanato e comidas típicas. Há, ainda, espaços informativos, a exemplo dos estandes de órgãos e secretarias de Estado. Como não poderia faltar, a decoração por toda a extensão da Vila do Forró desperta a admiração de quem chega ao local. São bandeirolas, casinhas multicoloridas, parede de ‘lambes’, painel fotográfico, igreja cênica e chafariz, que transformam o cenário em uma atração à parte.  

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a continuação da programação da vila simboliza o sucesso alcançado pela atração dentro do Arraiá do Povo. "Vamos prorrogar a Vila do Forró por mais 30 dias, porque é cultura, é turismo, é geração de emprego e renda. O Estado arrecada, então, é um investimento. Começando já de amanhã, vamos continuar promovendo alegria para o povo sergipano e para os turistas. Nossa vila cenográfica vai continuar, com o Barracão da Sergipe e o Coreto da Marluce. Vai ser um sucesso", destacou.

O governador também aproveitou a oportunidade para falar sobre a próxima edição do Arraiá do Povo, em 2024. "No ano que vem, já temos um encontro marcado: 1° de junho de 2024, e serão 30 dias de forró. Isso tem que ser uma marca, uma política continuada, que a gente vai divulgar por todo o Brasil e, cada vez mais, levar a mensagem de que Sergipe é o país do forró. Isso para que a gente possa aproveitar a oportunidade de mostrar as belezas do nosso estado usando o forró, e mostrar que vale a pena conhecer Sergipe. E no ano que vem vamos fazer todas as adaptações que a população pediu. Este ano foi bom, e ano que vem vai ser ainda melhor", completou.

O diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gustavo Paixão, salientou a importância da ação para Sergipe. "A Vila do Forró vai continuar movimentando o estado por mais 30 dias. Com isso, o Governo do Estado irá fomentar o turismo, gerando emprego e renda. Além dos visitantes de fora do estado, pessoas de outros municípios também poderão aproveitar a vila, mobilizando o turismo interno", ressaltou.

Rua São João

A Rua São João é mais uma alternativa para quem não abre mão de seguir curtindo um bom forró para além do mês de junho. Ao longo de todo o ano, a ‘Segundona do Turista na Rua São João’ ocupará a centenária rua todas as segundas-feiras, com apresentações culturais diversas e comidas típicas, no período noturno.

Assim como a prorrogação da festa na Vila do Forró, a Segundona faz parte de um conjunto de ações de incentivo ao desenvolvimento do turismo sergipano. E mais: as iniciativas visam estabelecer plataformas de visibilidade para os trabalhadores da cultura locais e agir em prol da formação de um público cativo, seja de dentro ou de fora do estado.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa aconteceu em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, na Rua São João, no Gonzagão, no Centro de Criatividade e no 18 do Forte. No total, foram mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.