Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2023 às 18:45:00
Governo faz balanço bastante positivo da participação de Sergipe na 12ª Brazil Travel Market
Além de surpreender com um estande que se destacou pelo regionalismo na divulgação do destino, Secretaria do Turismo promoveu reuniões com importantes players do setor

Durante dois dias, cerca de cinco mil profissionais visitaram a 12ª edição da Brazil Travel Market (BTM), a maior feira de negócios do setor do turismo das regiões Norte e Nordeste. Nela, Sergipe se destacou com a apresentação de um belo e personalizado estande, mostrando com muita regionalidade os atrativos que fazem do estado um destino cheio de opções. A BTM aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, na capital, Fortaleza, entre os dias 19 e 20 de outubro.

A ação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e com o Instituto Banese, teve reflexo positivo comprovado pela ampla visitação no estande e também pela realização de inúmeras reuniões simultâneas com os mais importantes players do turismo tanto em nível nacional quanto regional. Vale ressaltar que a participação de Sergipe na BTM 2023 fez parte de um trabalho intenso e contínuo desenvolvido pela Setur nesses primeiros dez meses de gestão para a divulgação massiva do Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a cada participação nos principais eventos e feiras do setor do país, Sergipe tem se consolidado e ganhado ainda mais relevância. Como exemplo, ele cita as participações na Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), no mês de agosto, e, mais recentemente, a 50ª Abav, realizada no final de setembro, no Rio de Janeiro, que impactou os visitantes com um estande altamente imersivo e tecnológico. “Agora, com a nossa participação na BTM, estamos colhendo ainda mais bons frutos. Esse foi mais um passo importante dado pela Setur no fomento ao turismo de Sergipe e na consolidação do nosso destino como um dos mais procurados do Nordeste”, avalia.

Para justificar essa declaração, Marcos Franco comenta sobre os números divulgados recentemente pela Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, que apontou um aumento de 24,57% no fluxo de passageiros nos nove primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, foram 696.565 embarques e desembarques, enquanto que, este ano, o número total foi de 867.741.

Reuniões de alinhamento

A secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita, reforça a informação de que Sergipe se destacou, mais uma vez, com a participação na Brasil Travel Market. De acordo com ela, o Governo do Estado, de forma inovadora, apresentou um estande com elementos da sergipanidade, proporcionando ao visitante uma imersão ao que há de melhor em Sergipe quando o assunto é atrativos turísticos. “Na BTM, divulgamos, em especial, o Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do Brasil, que vai acontecer entre os dias 3 e 5 de novembro, aproveitando o feriadão do dia 2”, salienta.

Além disso, Daniela Mesquita participou de reuniões com importantes operadoras do turismo, a exemplo da CVC, da Trend Viagens, da Cativa, entre outras. As reuniões tiveram como objetivo alinhar as ações de promoção do destino com essas empresas. “A participação do Estado na 12ª edição da BTM foi de extrema importância. Proporcionou realizar negócios com os principais players do mercado. Nessas reuniões, mostramos que Sergipe está trazendo um novo posicionamento para a promoção do destino no mercado nacional”, resume.