Notícias

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023 às 14:45:00
Governo de Sergipe investe na realização de diversos eventos corporativos
Realizadas por meio de diversas pastas, entre elas, a Setur, ações contribuem para atrair mais turistas para o estado, movimentando a cadeia do turismo também fora da alta temporada

Em 2023, o turismo corporativo tem se intensificado em Sergipe. O Governo do Estado promoveu diversos eventos com participação efetiva por meio de estandes e também com apoio de várias pastas. Entre elas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que tem atuado com estandes atraentes ou por meio de apoio institucional a congressos, seminários e simpósios científicos e de negócios. Desse modo, a gestão estadual tem contribuído para atrair turistas de várias partes do Brasil, movimentando a cadeia do turismo, em especial fora da alta temporada. Com isso, contribui para o desenvolvimento da economia sergipana por meio da geração de empregos e renda.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca a importância de eventos corporativos capazes de atrair um grande número de visitantes e turistas para Sergipe. Segundo o gestor, o Governo do Estado tem feito um importante trabalho de captar grandes eventos corporativos em níveis nacional e internacional, o que vem contribuindo para movimentar toda a cadeia sergipana produtiva do turismo. “A rede hoteleira tem apresentado alta ocupação, e os bares e restaurantes mostram aumento significativo de fluxo. Além disso, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria tem registrado crescimento constante no número de embarques e desembarques, a exemplo do mês de outubro, quando foi anunciado um acréscimo de 22,1% em comparação ao mesmo período de 2022”, explica o secretário.

Marcos Franco destaca um detalhe que considera importante: toda essa movimentação tem acontecido fora da alta temporada, o que faz a equipe Setur ter excelentes expectativas quanto ao verão 2023/2024. “Estamos nos preparando com ainda mais afinco para bem receber o turista. Com a volta do Verão Sergipe no litoral e a inédita Vila do Natal Iluminado na Orla da Atalaia, esperamos que o turista se sinta acolhido em Sergipe, que é um estado de imersão e emoção”, declara o secretário.

Hotelaria em alta

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, os eventos corporativos têm contribuído significativamente para a movimentação do setor hoteleiro. “No último quadrimestre (junho a setembro) alcançamos uma média de 71% de ocupação nos hotéis. A retomada do turismo de eventos é fundamental para impulsionar a economia. A demanda aquece não apenas o segmento hoteleiro, mas também, diversos outros setores. Além de gerar receita para os hotéis e empresas envolvidas na organização desses eventos, a retomada impulsiona a criação de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento da economia local. Outra contribuição importante é que, com a retomada do turismo de eventos, Sergipe fortalece sua posição como destino turístico e estimula ainda mais o desenvolvimento do nosso estado”, destaca Antônio Carlos Franco Sobrinho.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, por sua vez, lembra que a movimentação nesse setor no estado acontece, tradicionalmente, de sexta a domingo. “Com o turismo corporativo, de negócios, quando há simpósios e congressos, a atividade é ampliada também durante a semana, como aconteceu com esse último evento de recursos hídricos, que trouxe, pelo menos, três mil pessoas a Aracaju. Não podemos dar um percentual exato, porque somos mais de dez mil CNPJs no estado, de todos os tipos e para todas as classes sociais. Mas posso afirmar que, com eventos no Centro de Convenções, por exemplo, impacta restaurantes no bairro Inácio Barbosa, no shopping e nas redondezas daquele espaço de eventos”, avalia o presidente da Abrasel.

O evento citado por Bruno Dórea foi o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado de 16 a 24 de novembro. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o simpósio contou com o apoio do Governo de Sergipe nesta edição, que participou com um amplo estande na ExpoHidro. Assim, o maior evento na área de gestão de recursos hídricos do Brasil e um dos maiores do planeta recepcionou mais de três mil participantes no Centro de Convenções AM Malls – Sergipe e teve o envolvimento de 14 mil pessoas em atividades externas. Também durante o Simpósio foi realizado o 1° Fórum Latino-Americano da Água, entre os dias 21 e 22. “Falando particularmente desse evento, uma equipe de empresários montou uma estrutura interna de restaurante no próprio Centro de Convenções. Ali, nós contratamos funcionários temporários”, destaca Bruno Dórea.

Participantes

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, que é mineira, comentou sobre a importância do evento que acontece a cada dois anos, e destacou que a empresa sempre participa por ser responsável pelo monitoramento de grande parte dos rios, aquíferos e águas subterrâneas do Brasil. “Nossos produtos são a avaliação da disponibilidade hídrica da água superficial e subterrânea colocada à disposição da sociedade para fazer um bom uso dos recursos hídricos. E atuamos, também, na parte de gestão territorial e prevenção de desastres, inclusive, avaliação de risco geológico em áreas turísticas”, explica a gestora.

De acordo com Alice Castilho, 45 membros do SGB de todo o país participaram do evento, o que reforça a importância do Simpósio. “Trouxemos todas essas pessoas para discutir os avanços do conhecimento na área de recursos hídricos. Mas é também a oportunidade de conhecerem o estado. Alguns dos nossos colegas vieram pela primeira vez a Sergipe. Esta é minha quinta vez. Aracaju é uma cidade muito receptiva, muito agradável. Eu considero que ela é uma pérola entre as capitais do Nordeste”, afirma Alice. Ela revela, inclusive, que já conhece diversos pontos turísticas sergipanos, como Croa do Goré, Ilha dos Namorados, Parque da Cidade e Colina do Santo Antônio, todos em Aracaju, e Praia do Saco, em Estância.

Estreante em Sergipe, o professor de Engenharia Civil Saulo Bezerra, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), veio do município pernambucano de Caruaru. “O evento está sendo muito bom, pois agrega profissionais da área de recursos hídricos de todo o Brasil. É uma maneira de integrar as pesquisas que vêm sendo realizadas no país inteiro”, comenta.

Saulo Bezerra admite que o fato de o evento ter sido realizado em Aracaju foi mais um atrativo para participar dele. Isso porque a capital sergipana foi a última do Nordeste que conheceu e, confessa, pela qual se encantou. “Como fiquei em um hotel na Orla da Atalaia, dei uma caminhada na praia, tirei foto no caranguejo gigante e no letreiro turístico ‘Eu amo Aracaju’. Eu gostaria muito de visitar o Cânion de Xingó. Então, vai ficar para a próxima vez, quando eu vier com a família”, avisa.
As amigas Ana Carolina Vasconcelos Barreto e Rebeca Aquino Barbosa, ambas de Campina Grande, na Paraíba, são estudantes de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pela primeira vez em Sergipe, elas se mostraram surpresas positivamente com o tamanho e a importância do evento na capital sergipana. “Todo dia aqui tem uma nova surpresa, porque está sendo um evento muito bom, onde a gente está tendo contato com realidades e ideias diferentes. Especialmente para nós, que estamos na fase de conclusão de curso. Além disso, a estrutura do evento também está ótima, muito completa, muito acolhedora”, comentou Ana Carolina. “A gente não teve muito tempo ainda para passear, mas conhecemos o Parque da Cidade e gostamos muito. Gostaria de conhecer a Orla da Atalaia e os shoppings também. Temos vontade de conhecer mais na próxima vez que viermos aqui”, afirma.

Outros eventos

De 7 a 9 de setembro, a Setur participou com um estande no 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e no 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, eventos simultâneos realizados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Regional Sergipe (SBC/SE), no Centro de Convenções AM Malls – Sergipe. Mais de 700 congressistas participaram desse evento. Já entre os dias 13 e 15 daquele mês, a Secretaria de Estado do Turismo apoiou a Expo Pesca & Aquicultura 2023, também no AM Malls, centenas de pessoas participaram do evento para o desenvolvimento do setor pesqueiro, o que também contribuiu para estimular a cadeia do turismo no estado.

Vale destacar ainda a captação de mais eventos para o estado já para 2024. A Secretaria de Estado do Turismo conseguiu captar a 26ª edição do Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), simultaneamente à 49ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e à 5ª ExpoEnacor. O evento será realizado em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE). Nele, a Setur apresentará estande temático e diferenciado, onde os atrativos do Destino Sergipe serão divulgados.