Notícias

Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023 às 17:30:00
Em dois meses, Governo de Sergipe realizou seis famtours em parceria com ABIH/SE 
Dezenas de agentes de viagens vieram conhecer o estado para melhor vender o Destino Sergipe nos mercados emissivos de turistas

O famtour (do inglês familiarization tour, que significa turismo de familiarização) consiste num projeto turístico que tem como objetivo apresentar um determinado destino a agentes de viagens, que são convidados a visitá-lo, para conhecer os atrativos e equipamentos turísticos existentes nele. O objetivo é que os profissionais possam oferecer os produtos aos clientes das agências de turismo onde trabalham. Somente entre os meses de outubro e novembro deste ano, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), desenvolveu seis ações desse tipo no estado, em parceria com a Associação da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE).

Para tanto, foram trazidos a Sergipe agentes de viagens de operadoras de Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Campinas/SP e da Bahia, cujos produtos e serviços do Destino Sergipe foram apresentados num roteiro diversificado. Assim, os profissionais conheceram a infraestrutura e os serviços oferecidos nos principais pontos turísticos da capital, Aracaju, a exemplo dos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco, que ficam localizados na região central da cidade, Alto da Colina do Santo Antônio, Largo da Gente Sergipana, Orla da Atalaia, além do passeio à Ilha dos Namorados. Outros municípios com seus respectivos atrativos também fizeram parte dos famtours: Estância (Lagoa dos Tambaquis, Praia do Saco até Mangue Seco), São Cristóvão (Croa do Goré), Canindé do São Francisco (Cânion de Xingó e Rota do Cangaço) e Santana do São Francisco (Rota do Imperador).

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca que esses famtours proporcionam aos agentes de viagens uma experiência única ao conhecerem diversos atrativos naturais, culturais e gastronômicos que Sergipe tem a oferecer. Isso porque eles poderão transmitir as informações de forma detalhada aos clientes, fazendo com que os turistas se interessem mais por conhecer o estado. “Os famtours, além de estimularem as vendas de pacotes turísticos para o nosso destino, aumentando o fluxo de turistas, refletem no impulsionamento da economia do Estado”, explicou.

Por esse motivo, está prevista para o mês de dezembro a realização de mais um famtour com profissionais do turismo, como indica o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho. “Essa ferramenta de promoção do destino, em conjunto com outros investimentos que estão sendo feitos em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, estimulam as vendas de pacotes turísticos para o nosso destino, aumentando o fluxo de turistas e impulsionando a economia do Estado”, frisou ACF Sobrinho.

No último famtour realizado, Carlos Brito, executivo de Contas do Grupo Ancoradouro, de Campinas, em São Paulo, acompanhou os agentes de viagens e disse que a experiência superou as expectativas deles. “A gente gostou muito, superou as expectativas. É um estado maravilhoso e muito acolhedor. Estão todos entusiasmados, satisfeitos e preparados para vender ainda mais o Destino Sergipe”, assegurou.