Notícias

Sexta-Feira, 23 de Junho de 2023 às 01:00:00
Diversidade de eventos juninos na Vila do Forró é dica para curtir o São João
Coreto da Marluce, Barracão da Sergipe, Arraiá Mirim e estandes na cidade cenográfica exibem atrações que exaltam a cultura sergipana

Quando chega 24 de junho, dia de São João, o Nordeste explode em festa. As celebrações já começam na véspera, dia 23, com fogueiras espalhadas nas portas das casas, saudando o santo e fortalecendo as tradições embaladas pelo forró. Em Sergipe, neste ano, desde o início do mês, tem sido ‘São João’ diariamente com eventos espalhados por todo o estado. Na Orla da Atalaia, em Aracaju, onde o Governo de Sergipe ergueu a Vila do Forró, no Arraiá do Povo, a diversidade de eventos comprova isso. A programação é, também, um convite a fazer essa data, que é feriado no estado, ser ainda mais especial neste 2023.  

Na cidade cenográfica, os milhares de visitantes diários têm encontrado muita música, gastronomia e artesanato. É a essência da sergipanidade e da cultura do estado exaltadas por meio da pluralidade de atrações nas mais diversas esferas da arte nordestina. Há, ainda, a mostra e venda de produtos nos estandes – melhor dizendo, nas casinhas. Também há trios pé de serra, bandas locais, quadrilhas juninas, grupos folclóricos, peças de teatro, contação de histórias, comidas típicas do período junino e muito mais.

É um sem-número de atividades para todos os gostos e faixas etárias, que atraem e acolhem os visitantes. Em resumo, a Vila do Forró é um lugar para a família inteira curtir junta, por ser segura e esbanjar aconchego e hospitalidade no ‘País do Forró’. Destaque-se que os festejos continuam até dia 1º de julho, com extensa programação. 

Capelinha

Antes de ‘forrozear’ na noite de São João, a dica é conhecer os atrativos da Vila, a começar pela Capela, onde há imagens de Nossa Senhora Aparecida, de Santa Irmã Dulce dos Pobres e dos santos do ciclo junino – Antônio, João e Pedro –, que simbolizam toda a religiosidade do povo sergipano. Ali, os personagens ‘Padre Belga’ e ‘Freira Iris’ recepcionam os visitantes, como o empresário Luiz Carlos Araújo. Com a família inteira, o turista baiano foi à capelinha pedir as bênçãos dos santos e do padre. “Aqui é um grande investimento, com muito espaço e uma linda decoração. Mesmo com um grande público, é bem tranquilo”, salientou Luiz Carlos, referindo-se à festa como um todo.

Arraiá Mirim

O Arraiá Mirim, evento com programação voltada ao público infantil, continua fazendo sucesso e atraindo cada vez mais crianças para a Vila do Forró. Nesta sexta-feira, além da já famosa quadrilha mirim espontânea, foi a vez de um espetáculo de dança protagonizado por mulheres da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (Aaacase). Houve ainda ‘Cabeleira, o Musical’, com Catalise Cia de Artistas. Para o dia de São João, está prevista apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, quadrilha mirim espontânea e oficina ‘Memórias Juninas’, com Eitcha Cia de Teatro (para adultos).  

A enfermeira Glauciene Fernandes foi com seus familiares prestigiar o Arraiá Mirim. Ela disse que achou muito animado, seguro e ideal para toda a família. “Achei bem legal. E, ainda, aproveitamos para passear pela Vila, conhecendo os estandes. O da Secretaria de Estado do Turismo [Setur] me chamou a atenção pela riqueza de detalhes que destacam a cultura nordestina, além da receptividade calorosa da equipe que acolhe os visitantes’, destacou.

Estande Setur

Feito em parceria com o Instituto Banese, o estande da Setur tem atraído inúmeros visitantes pela beleza, aconchego e modernidade. O projeto cenográfico é assinado pelos arquitetos Ezio Déda e Eduardo Lucas, pela decoradora Vera Souza e pelo estagiário de Arquitetura Marlon Santos. O espaço compreende ambientes que reúnem elementos de tecnologia e da identidade sergipana. Um deles é uma representação das instalações do Museu da Gente Sergipana.

O espaço, também, recebe uma escultura e um avatar da cantora Paulinha Abelha, a parte do estande mais procurada pelos visitantes. Além disso, há a ‘Galeria Músicos da Gente’, com exposição de fotopinturas de músicos homenageados do ciclo junino, com QR Codes que direcionam para as histórias deles. Em outro espaço, estão em evidência vários tipos de renda, como a irlandesa, de bilro, redendê, rechilieu, dentre outras, que são patrimônios culturais do estado. 

Coreto da Marluce

No Coreto da Marluce, artistas locais dão as boas-vindas musicais aos visitantes do Arraiá do Povo. O espaço em homenagem à cantora Marluce Bezerra é parada indispensável para ouvir e se divertir com o melhor da música nordestina e de Sergipe. Nesta sexta-feira, apresentou-se Gilson do Acordeon e Maluco Sabal. Nos próximos sábado e domingo, 24 e 25 de junho, serão as vezes das apresentações de Luiz Rodrigues e Retalhos Nordestinos, e Zé Cícero, respectivamente.

O médico Ramsés Matos ficou admirado quando chegou ao Arraiá do Povo e presenciou a performance dos repentistas. “Gosto do repente [canto rimado e improvisado]. Ao ver a apresentação da dupla no coreto, parei para assisti-la e mostrar ao meu filho de um ano e meio. É uma forma de inseri-lo na cultura tão rica de Sergipe”, expressou.

Barracão da Sergipe

O Barracão da Sergipe, espaço coberto e acolhedor, é fruto da parceria entre o Grupo Sergipe e o Governo do Estado. Nele, há um palco exclusivo para apresentação de artistas locais. Nesta sexta, foi realizado o espetáculo Ópera do Milho, além de apresentações de quadrilhas juninas, de Jailson do Acordeon e da banda Café Suado. No dia de São João, quem se apresenta é a Orquestra Sinfônica de Sergipe, João Araújo e Trio Nesse Xote, quadrilha Século XX e Ednaldo do Acordeon. Até o final dos 30 dias de festa na Orla, mais de 180 artistas terão mostrado o melhor da cultura local no Barracão.

A operadora de caixa Lucineide Ferreira, que mora em Aracaju, aproveitou a noite para se divertir com o marido, o porteiro Veneraldo Ferreira, e se encantou com o clima familiar no Barracão da Sergipe. “Neste ano, esta é a primeira noite que eu venho aqui na Vila do Forró. Está tudo lindo! E aqui no Barracão está bom demais”, resumiu, antes de se jogar na pista para dançar agarradinha ao marido.

Personagens inusitados

A Vila do Forró atrai muita gente, inclusive, alguns personagens inusitados e talentosos. São figuras que se destacam pelas indumentárias cheias de capricho e beleza, como Virgulino Prateado, Dama Borboleta e forrozeiro Calixto com a ‘dançarina’ Sebastiana. Com alegria e simpatia, os personagens ressaltam e homenageiam a cultura nordestina e sergipana na festa mais popular de Sergipe.

A promotora de vendas Alexsandra Souza, de Aracaju, por exemplo, disse que já virou fã e pediu ao forrozeiro Calixto para tirar uma foto com ele, no que foi atendida prontamente. “Achei interessante [o personagem]. Muito criativo e divertido. Nunca tinha visto pessoalmente; só pela televisão. Acho um modo bem diferente e descontraído de mostrar nossa história e tradições”, avalia Alexsandra.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, os festejos acontecem em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e Bairro 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

Os festejos juninos realizados pelo Governo de Sergipe têm o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, além de apoio da Energisa e do MOB.