Terça-Feira, 27 de Junho de 2023 às 10:30:00
Concurso do Melhor Barco de Fogo 2023 enaltece tradição junina em Estância
Centenas de pessoas compareceram ao Forródromo Rogério Cardoso para prestigiar a competição que destaca o ‘astro-rei’ da noite

Um espetáculo de luzes e cores chama a atenção dos espectadores. É que, em Estância, no litoral sul de Sergipe, a Capital Brasileira do Barco de Fogo, foi realizado no domingo, 25, o concurso que reúne os melhores fogueteiros da região. Além de brincantes, eles são mestres na arte de fazer o barco de fogo, elemento identitário estanciano que, inclusive, é patrimônio da cultura de Sergipe.

Diante disso, centenas de pessoas compareceram ao Forródromo Rogério Cardoso para prestigiar o Concurso do Melhor Barco de Fogo, destacando o ‘astro-rei’ da noite. E nessa competição não só a criatividade dos adereços é avaliada pela comissão julgadora, mas, principalmente, o brilho e a graciosidade da alegoria ao correr pelo arame.

Com R$ 13 mil em dinheiro distribuídos entre os 1°, 2° e 3° colocados, além de troféus, 13 fogueteiros participaram da disputa. A cada apresentação, a comissão julgadora avaliou critérios como beleza, criatividade, luminosidade, adereços e corrida. Ou seja, o fogueteiro, além de caprichar na alegoria do barco de fogo, teve que fazer o barco de fogo completar o trajeto sobre o arame: indo e voltando. Após a apresentação, os vencedores foram Ariosvaldo Batista (1° lugar), José Marcos Batista (2° lugar) e Domingos Martins (3° lugar).

O prefeito Gilson Andrade enfatizou a emoção em promover dentro da programação dos festejos juninos da cidade este concurso que já é tradição. “O barco de fogo é o nosso símbolo maior. Inclusive, agradeço ao governador Fábio Mitidieri por incluí-lo na campanha dos festejos juninos de Sergipe deste ano, fazendo com que nosso majestoso barco de fogo rompa os limites geográficos de Estância. Assim, constitui um elemento de Sergipe, do Nordeste e de todos os municípios que promovem os festejos juninos”, disse. E complementou: “Estou muito feliz e radiante com a participação de todos. Como podemos ver aqui, as arquibancadas estão lotadas”.

Encantados

A decoração e o tamanho dos barcos de fogo impressionaram a brasiliense Maria Clara que, pela primeira vez, prestigiou o evento. “Estou impressionada com a beleza e o espetáculo desses barcos de fogo. É muito lindo vê-los passando”, frisou. Depois, ela até aproveitou para ‘cair’ no forró, entrando no clima dos festejos juninos.

Arinaldo Ramos, de João Pessoa, na Paraíba, escolheu Estância para passar os festejos juninos. Ele transbordou de euforia ao prestigiar o concurso de barcos de fogo. “Achei arretado mesmo! Dá uma adrenalina só de ver. E, com certeza, no próximo ano, volto para assistir esse concurso que está de parabéns”, ressaltou.

A criatividade dos barcos também impressionou Josefa Oliveira, que veio de São Vicente, no estado de São Paulo. A cada largada, ela aplaudia a apresentação dos barcos. “Eu não conhecia essa cultura do barco de fogo e estou achando muito bonito”, elogiou.