Notícias

Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024 às 08:30:00
Núcleo de Apoio ao Trabalho assegura geração de empregos com intermediação de mão-de-obra
Serviço encurta distância entre quem busca um emprego e quem anseia pelo trabalhador

No Dia Mundial do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) celebra as parcerias que fortalecem as políticas públicas voltadas para este segmento em Sergipe. Por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), a pasta tem ampliado o número de intermediações de oportunidades de emprego entre empresas e trabalhadores.

O NAT é o setor responsável por encurtar o caminho entre quem busca um emprego e quem anseia pela mão de obra, facilitando a ocupação dos postos de trabalho disponíveis no mercado. De empresas familiares a multinacionais, a intermediação se revela um serviço que auxilia os dois lados envolvidos nos processos seletivos.

Semanalmente, sempre às segundas e quartas-feiras, novas vagas são amplamente divulgadas pela pasta, tanto em seus espaços particulares de comunicação, quanto na imprensa e mídia em geral. Foi assim que a empresária Cláudia Pedrosa contratou quatro novos funcionários somente neste ano de 2024, após intermediação da Seteem via NAT.

“Temos usado bastante o serviço do NAT, que eu acho importante, porque os candidatos já chegam com as características que você precisa, ou seja, já é uma pré-seleção, e a gente não precisa fazer várias entrevistas. Acho também que é mais seguro, porque se eles se cadastram, já tem toda a documentação necessária, e eu acho importante”, justificou a empresária, acrescentando que um dos funcionários mais antigos da empresa também foi contratado a partir da intermediação do núcleo.

Intermediação

Após a divulgação das vagas disponibilizadas pelos empregadores, os candidatos que se enquadrarem para as funções receberão do NAT uma carta de intermediação, na qual já consta o horário e o endereço para a entrevista com o setor de Recursos Humanos da empresa em questão. A analista de RH da empresa administrada por Cláudia Pedrosa, Danyele Lima, explica que o processo é contínuo, pois existem outras vagas previstas.

“É uma parceria muito positiva, principalmente porque a gente está lidando com muitas pessoas que precisam realmente retornar ao mercado de trabalho e também trazer boas iniciativas para nossa empresa. É um serviço que auxilia bastante, adianta muito o processo. Antes, a gente divulgava nas mídias sociais ou por e-mail, e tinha que abrir um a um para analisar todo o perfil, então isso demanda muito tempo. Com a agilidade que a gente tem com essa grande parceria, dentro de, no máximo, dez dias, a gente consegue concluir a admissão dos nossos candidatos”, pontua a profissional responsável por entrevistar os candidatos encaminhados.

Parceria antiga

Desde que inaugurou a sua loja em Sergipe, um dos maiores home centers do Norte/Nordeste procurou o NAT para selecionar mão-de-obra. Nestes oito anos, foram inúmeros os profissionais contratados por esta via. A analista de RH da unidade localizada em Aracaju, Priscila Nascimento, conta como tem sido desde então.

“Nossa jornada começou desde o início da abertura da loja. A gente foi buscando essas parcerias justamente para poder nos auxiliar no processo de seleção. E o NAT, foi um que de fato abriu as portas. Então, de lá para cá, eu tenho contato com o Núcleo na divulgação de vagas, na captação de novos candidatos e com perfis que, de fato, a gente tem mais dificuldade dentro do mercado para buscar. Para a gente, ter essa parceria com o NAT faz muita diferença”, explicou a analista.

Em todo esse período, foram muitos trabalhadores recrutados com o auxílio do serviço de intermediação de mão-de-obra da Seteem; somente nos primeiros meses de 2024, já foram 15 novos empregados que passaram pelo atendimento disponibilizado na Secretaria do Trabalho, por meio do NAT.

Não à toa, Priscila Nascimento recomenda o serviço para outros empregadores, destacando que a parceria não se limita na indicação do candidato, mas também no acompanhamento preocupado com o atendimento às necessidades dos empregados e com a colocação ou recolocação do trabalhador numa vaga adequada. “Essa parceria com o NAT não é só por telefone. É o cuidado que eles têm em relação à empresa, para saber como é que está sendo o perfil, se está sendo direcionado corretamente, o que pode ser ajustado. É muito bacana, tanto para o candidato ter a oportunidade de buscar o emprego dos sonhos dele, quanto para que a empresa aumente os meios de prospecção de candidatos”, completou.