Aconteceu nesta quarta-feira, 1º, a aula inaugural de duas novas turmas do programa Qualifica Sergipe no Presídio Feminino de Sergipe (Prefem). A ação foi promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com as Secretarias de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc), de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
As participantes serão qualificadas em Costura de Peça Íntima Masculina, com trilha de conhecimento desenvolvida pelo Senai. A realização de cursos de qualificação profissional no Prefem reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a oferta de dignidade e oportunidade para mulheres privadas de liberdade. A ação possibilita que as beneficiadas construam um futuro com autonomia, renda própria e reinserção no mercado de trabalho, garantindo condições de sustento para si e suas famílias.
A iniciativa também conta com a parceria da Receita Federal, Ministério Público de Sergipe (MPSE), do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Como parte do treinamento, as participantes do curso irão atuar na descaracterização de peças apreendidas pela Receita Federal e doadas à Seteem. As peças serão utilizadas nas atividades do programa Cabide Solidário, iniciativa da gestão estadual que transforma itens apreendidos em vestuário adequado para trabalhadores em situação de vulnerabilidade social. A proposta é promover dignidade, confiança e melhores condições para inserção no mercado de trabalho.
Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, os cursos são muito importantes para impulsionar a ressocialização e a empregabilidade. “A Receita Federal está doando vestuário para nós, para que a gente possa descaracterizar e trazer de volta para a sociedade em forma de benefício para a população que mais precisa. É uma parceria também do Governo de Sergipe com o Senai, por meio de diversas secretarias do Estado, que estão se somando para dar a essas mulheres uma nova oportunidade, um novo recomeço”, ressaltou.
A secretária da Sejuc, Viviane Pessoa, também esteve presente na aula inaugural e destacou como o projeto também é importante no âmbito da sustentabilidade. “Com isso, a gente vai qualificar 30 internas, que vão aprender a customizar roupas que seriam descartadas, porque foram apreendidas pela Receita Federal. Temos aí um trabalho de sustentabilidade e de empregabilidade, porque vamos treinar as para que na saída delas, tenham uma profissão. Então, hoje a gente está muito feliz com essa parceria desenvolvida aqui”, enfatizou.
Segundo a diretora do Prefem, Mônica Barreto, a qualificação profissional das internas impacta positivamente no processo de reinserção à sociedade. “Esse projeto é muito importante porque, além de minimizar a ociosidade entre elas, qualifica para uma reinserção social. Então, elas estão sendo preparadas com cursos voltados a uma qualificação para que elas possam atuar de forma autônoma e voltar ao convívio social”, destacou.
A professora de corte e costura do Senai, Rafaella Alves, qualificou o curso no Prefem como fundamental para as internas, que estão aprendendo uma nova profissão. “Elas vão levar a costura para o resto da vida dela, que servirá também como terapia. É uma maneira de ressocializar todas essas mulheres e também de conectá-las umas com as outras, e viver realmente nessa união que é a costura. Na verdade, eu não só ensinei, como eu aprendi também com elas”, explicou.
Para a detenta F. S., o curso é uma oportunidade de superação e transformação, além de abrir um leque de possibilidades. “É algo que a gente vê com bastante gratidão e importância para que possamos nos sentir vistas, amadas, valorizadas, lembradas. O curso mostrou uma luz que a vida poderá reescrita”, contou, emocionada.
‘Qualifica Sergipe’
O ‘Qualifica Sergipe’ é um amplo programa de capacitação profissional que oferece cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, respeitando as vocações econômicas regionais. Até maio de 2025, o programa abriu 329 turmas e beneficiou mais de 4,2 mil pessoas em 43 municípios sergipanos, contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais. O ‘Qualifica’ reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades reais para a população.
No Prefem, além das novas turmas iniciadas nesta quarta-feira, 1º, outras duas já foram realizadas, totalizando 54 beneficiadas pelos cursos de qualificação.