Notícias

Sábado, 25 de Novembro de 2023 às 08:45:00
Governo de Sergipe apoia o 19º Feirão de Artesanatos e Produtos Regionais
Evento é promovido pela Codevasf e possui intermediação da Secretaria do Trabalho para participação e comercialização de produtos artesanais produzidos por empreendedores do estado

Em menos de uma semana, Elizabete Raimundo já marcou presença em diferentes feiras de artesanato de alcance estadual e nacional. Entre os dias 15 e 19 de novembro ela esteve em Brasília para comercialização e exposição das peças de renda irlandesa que produz com outras artesãs da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin). Desta vez, é no 19º Feirão de Artesanatos e Produtos Regionais que a artesã encanta todos com a singularidade de um saber-fazer considerado Patrimônio Cultural do Brasil.

Apoiado pelo Governo de Sergipe e promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o evento teve início nesta sexta-feira, 24, e se estende até o próximo domingo, 26, na 4ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada na Avenida Beira Mar, em Aracaju. 

Ao longo do ano, uma série de agendas culturais contaram com a participação de artesãos sergipanos em espaços para comercialização, ação que fortalece a categoria e fomenta a geração de emprego e renda entre os sergipanos. “O nosso aartesanato está sendo valorizado, com o governo do estado junto, que está dando toda a força. Para nós rendeiras, artesãs, isso é muito importante! Quanto mais eu vendo, mais me sinto feliz, ganho meu extra e consigo fazer mais peças para comercializar ”, disse Elizabete.

Com as oportunidades de participação em feiras e eventos promovidos ou apoiados pelo governo estadual e intermediados pela Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a empreendedora e cabeleireira Kelly Alves destaca a realização de mais uma feira na qual tem a oportunidade de comercializar. “Estamos maravilhada por expor nossas peças para pessoas, tanto daqui da cidade, quanto turistas. Só temos a agradecer por esta realizaço”, agradeceu a artesã, que produz luminárias a partir de madeiras.  

Assim como Elizabete, Kelly e Luciano Félix, seu esposo, estiveram em outros eventos apoiados ou intermediados pelo governo ainda nesta semana. A exemplo do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe, Aracaju, entre os dias 19 e 24, e contou com o Governo como correalizador do evento.  

A visibilidade dada ao artesanato também é ressaltada por Kelly, que há alguns anos encontrou no artesanato mais uma fonte de renda para a família. Ela conta que tem acompanhado as ações do Governo do Estado voltadas à categoria. “Só vejo portas se abrindo. A nossa perspectiva é a melhor possível, porque temos um governo que realmente valoriza o artesão”. 

Quem também compartilha do sentimento é a empreendedora e artesã Cristiane Novaes, que também esteve no Simpósio e no 19º Feirão de Artesanatos e Produtos Regionais. Em menos de 11 meses, ela conta que já vendeu mais de mil licores artesanais durante eventos que pôde participar com a intermediação da Seteem, a exemplo do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, em junho e julho deste ano.

“A demanda é alta, mas a produção é maior também. A cada ano que passa a produção aumenta, os lucros aumentam. É só felicidade. O governo está dando muita oportunidade. Estou participando de várias feiras, congressos e eventos. Sou muito grata a isso, porque o meu produto está sendo conhecido de verdade agora”.