Notícias

Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 17:20:00
Sergipe volta a fazer parte do Conselho Nacional de Controle Interno
A volta ao Conaci representa para Sergipe a expansão da possibilidade de compartilhar procedimentos e sistemas que façam o Estado avançar de forma contínua na transparência dos atos administrativos

O Governo do Estado de Sergipe retomou a condição de membro integrante do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), entidade que congrega órgãos responsáveis pela orientação, acompanhamento e a proteção da gestão estadual quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e demais princípios que regem a administração pública. O retorno da participação do estado no conselho se deu a partir agora do mês de março. 

Cabe ao Conaci, por meio dos seus membros, promover discussões temáticas para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. É no conselho onde acontece o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os membros, ações voltadas à identificação e incentivo à disseminação de boas práticas. 

A volta ao Conaci representa para Sergipe expandir a possibilidade de compartilhar procedimentos e sistemas que façam o Estado avançar de forma contínua na transparência dos atos administrativos, aliado ao desenvolvimento tecnológico.

De acordo com a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Maria Lisboa Lima, o Estado se credencia a interagir em uma rede articulada de ações de interesse dos órgãos de controle interno. “Voltamos a integrar um fórum em que nos debates e eventos nos capacitamos para o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem a Sergipe avançar em seus indicadores socioeconômicos e também aproximar sempre mais a gestão dos cidadãos”, afirmou.

Silvana Lisboa acrescentou que, ao compor um conselho nacional específico de órgãos de controle interno com a relevância do Conaci, abrem-se possibilidades de intermediação para firmar parcerias com organismos internacionais voltadas ao desenvolvimento de projetos, agregando valor ao trabalho de padronização de procedimentos em conformidade com a lei.