Notícias

Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2024 às 15:45:00
Programa ‘SETC Itinerante’ promove aproximação com secretarias e órgãos
Objetivo das visitas à administração pública é prestar orientações continuadas sobre procedimentos administrativos

A secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, acompanhada pela superintendente Executiva da pasta, Sheila Macedo, e pelo ouvidor geral do estado, Helber Andrade, visitou na manhã desta quarta, 7, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, para estreitar relações e alinhar uma programação continuada de orientações preventivas sobre procedimentos administrativos. A visita marca o início de uma série de encontros, denominados 'SETC Itinerante', que busca dialogar com os gestores estaduais, no propósito de colocar a Secretaria da Transparência e Controle (SETC) e a Ouvidoria Geral do Estado à disposição das pastas, no auxílio aos gestores das áreas administrativa e financeira sobre execução das prestações de contas em conformidade com a lei. 

“Nosso intuito é nos aproximarmos cada vez mais das Secretarias e órgãos do governo, para evitar desconformidades que causem prejuízo às contas do governo. Nossas equipes irão aos órgãos e Secretarias para trabalhar proativamente em parceria com os servidores da área. Esse trabalho orientativo constante previne equívocos ou perdas de prazo que possam gerar sanções por parte de órgãos de controle externo. Então, estamos estruturando uma atuação na SETC no sentido de oferecer um trabalho conjunto de orientação aos servidores que desenvolvem suas atividades nas áreas administrativa e financeira”, informou.

Na conversa também foi destacado o propósito de fortalecer as ouvidorias setoriais do estado, para que atuem também como ferramenta de gestão no governo. “A Ouvidoria Geral do Estado está iniciando um trabalho de aproximação com o cidadão, desenvolvendo projetos de cidadania e também com o viés social, em parceria com Secretarias afins. De acordo com o secretário Marcos Franco, a visita da secretária Silvana Lisboa levou conhecimento sobre as visitas ordinárias que a SETC fará em cada Secretaria do âmbito governamental.

“O objetivo é nivelar procedimentos, trazer índices em relação ao cumprimento das obrigações tributárias e acessórias dos órgãos e, sobretudo, alertar a respeito de alguma possível irregularidade que possa haver na prestação de contas. Agradeço à secretária pela atenção e também a parabenizo pelo trabalho preventivo, ao se colocar à disposição da Secretaria de Turismo (Setur). Afinal, a prestação de contas no setor público é imprescindível para a transparência na administração pública”, relatou.

Participaram da conversa, além da equipe da SETC e do secretário Marcos Franco, a secretária Executiva da Setur, Daniela Mesquita Santos, o diretor Administrativo-Financeiro, Igor Augusto Fontes Menezes, e o coordenador de Comunicação e Marketing, também da Setur, Allan Alberto Santos de Oliveira.