Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023 às 14:30:00
Governo de Sergipe nomeia novo ouvidor geral do Estado

O Governo de Sergipe fortalece a retomada do projeto de aproximação da gestão pública ao cidadão que utiliza os serviços oferecidos pelas diversas secretarias e órgãos ligados à gestão estadual e nomeia o novo ouvidor geral do Estado. A Ouvidoria Geral de Sergipe é um instrumento para a promoção do exercício da cidadania, responsável por receber, encaminhar e acompanhar manifestações, sugestões e reclamações dos cidadãos relacionados à prestação dos serviços públicos. A coordenação da Ouvidoria Geral de Sergipe foi assumida pelo jornalista e radialista Helber Andrade, nesta quinta-feira, 9.

De acordo com a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, o Governo do Estado entende que as ouvidorias são importantes no processo democrático e seu fortalecimento é de interesse de toda a sociedade. “O governador é um entusiasta da transparência, e é motivado pela inovação. É dessa forma que a Ouvidoria Geral do Estado está sendo reestruturada para atender o cidadão que precisa buscar o serviço público”, destacou.

O trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC) na área da Ouvidoria tem como foco ampliar o alcance das ações do órgão junto à sociedade, fortalecendo as ferramentas de controle social. A proposta é estabelecer três eixos norteadores com a finalidade de colaborar para uma melhor eficiência na prestação do serviço público.

“O primeiro eixo está fundamentado na garantia ampla ao exercício da cidadania: é preciso dar acesso à manifestação, fazendo com que o Estado facilite cada vez mais o acesso às ferramentas de comunicação com as esferas de governo; o eixo 2 tem como propósito levar o conceito de cidadania e proteção aos direitos do cidadão ou cidadã às escolas, assim como a outras camadas da população para a formação de multiplicadores em cidadania. Por fim, o eixo 3 prevê a integração com as esferas de governo, especialmente as áreas de planejamento e comunicação, com a finalidade de colaborar para o planejamento de políticas públicas alinhadas às demandas da sociedade. São linhas mestras contemplam os projetos de atuação da Ouvidoria Geral do Estado”, explicou o ouvidor.

Histórico
Helber Andrade é sergipano de Aracaju, graduado em Comunicação Social, com bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e formado em Radialismo pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão. Atua na comunicação pública há mais de 20 anos, tendo servido nos últimos 14 anos na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e agrega conhecimentos nas áreas de negociação e administração de conflitos e defesa do consumidor.

Segundo o novo ouvidor do Estado, ao longo desse tempo de atuação ele manteve uma estreita relação com as áreas de atendimento ao público, especialmente no setor de atendimento ao contribuinte, direcionando a comunicação para simplificação de procedimentos ou facilitação ao acesso aos serviços públicos.

“Considero um desafio grande, por entender a importância que a Ouvidoria tem para o cidadão. O perfil do Governo de Sergipe é o de se aproximar cada vez mais do cidadão e da cidadã, de fazer com que cada serviço efetivamente atenda às necessidades da sociedade civil. Diante disso, a Ouvidoria exerce um papel extremamente importante na transparência das relações entre o Estado e a sociedade. Seguiremos os princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e, acima de tudo, transparência, uma das principais características desta gestão”, afirmou Helber Andrade.