Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Maturi, incubadora de empresas do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), realizará o I Workshop ‘1,2,3, Startup!’, com duas oficinas de ideação de negócios. O objetivo é atrair jovens e adultos que possuem uma ideia de negócio, mas não sabem como começar a desenvolvê-los, a fim de iniciar este contato com o mundo do empreendedorismo inovador por meio de técnicas simples e objetivas de ideação.
Na Oficina de Business Model Canvas, os participantes aprenderão a modelar um negócio a partir de uma ideia, numa abordagem prática e interativa. A técnica envolve uma tela de modelo de negócios a ser preenchida em brainstorming com o time, que pensará em aspectos como a proposta de valor, o segmento de clientes, fontes de receita, dentre outros, utilizando post-its para registrar as ideias e discuti-las. Ao final desta oficina, as equipes terão modelado ideias sobre os mais importantes aspectos iniciais do negócio e poderão, a partir daí, traçar um rumo para desenvolvê-lo.
Já na Oficina de Pitch, os times aprenderão a apresentar as ideias de negócios para potenciais investidores e clientes. Aspectos como objetividade, clareza e atratividade são fundamentais em uma apresentação de curta duração. Portanto, saber que informações apresentar, o que ressaltar e a melhor forma de fazê-lo é fundamental para os novos empreendedores.
Segundo Thyara Figueredo França Merlo, analista de inovação do SergipeTec, o Workshop é uma iniciativa de sensibilização para o empreendedorismo inovador e de prospecção de novos empreendimentos para a Incubadora, uma vez que tanto o BMC quanto o Pitch são requisitos de entrada previstos no Edital de Pré-Incubação e Incubação de fluxo contínuo, aberto e disponível no site do SergipeTec. As inscrições para o Workshop estão disponíveis via Sympla, são gratuitas e limitadas.
O Workshop acontece no bloco B2 do SergipeTec, pavimento superior.
O que é startup
Startup é uma empresa emergente e recém-criada ainda em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. Uma startup é comumente relacionada à tecnologia, mas pode parecer em vários setores.