O Governo de Sergipe, representado pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), recebeu o Prêmio Gestão Inovadora, concedido pela empresa de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) Facilit Tecnologia. Este é o segundo ano consecutivo em que o Governo de Sergipe recebe o reconhecimento.
A homenagem aconteceu durante evento realizado pela empresa em Recife, na última terça-feira, 16, reunindo representantes de prefeituras municipais e estados brasileiros. Na ocasião, o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, participou com apresentação do painel de abertura, que abordou a importância da gestão integrada focada em resultados e do planejamento estratégico governamental.
“Foi uma grande satisfação apresentar o modelo de gestão integrada que utilizamos no planejamento estratégico do Governo de Sergipe. A troca de experiências com outros Estados nos mostra que é possível transformar práticas de gestão pública em soluções mais eficientes e inovadoras. O caso apresentado pela Seplan despertou o interesse de outros Estados no modelo de gestão estratégica do Governo e, sobretudo, reforçou a importância de pensar políticas públicas de forma estruturada”, enfatizou.
Receberam também a premiação, representando a equipe da secretaria, os servidores Diego Menezes, gerente de Monitoramento, e Jéssica Naiara, superintendente de Monitoramento. De Sergipe, também participaram do evento representantes das prefeituras de Aracaju e de Lagarto, município da região centro-sul do estado.
A programação do evento contemplou os principais casos de sucesso que envolvem a utilização da Plataforma Target, ferramenta de gestão utilizada pelo Governo de Sergipe, e contou com a participação de governos estaduais e municipais de todo o Brasil.
“O Governo de Sergipe ganhou o prêmio ligado à gestão com inovação, onde ele traz todo o caso, inclusive a utilização da inteligência artificial, que foi Sergipe que trouxe a ideia de fazer uma integração do WhatsApp utilizando a inteligência artificial e pegando todos os dados da plataforma. De maneira que o governador e secretários conseguem, com áudio pelo WhatsApp, ter acesso aos muitos projetos, detalhes de informação das secretarias, de projetos atrasados e projetos concluídos”, destacou o diretor da Facilit Tecnologia, Manoel Amorim Neto.
Gestão e monitoramento
Como parte do Sistema de Gestão Integrada, servidores utilizam-se da Plataforma Target, uma ferramenta de acompanhamento sistemático com disponibilização de indicadores e relatórios de balanço sobre as atividades. A execução desse monitoramento é conduzida pela Seplan, que realiza reuniões regulares e de forma conjunta entre os gestores integrantes da Rede de Planejamento e Orçamento de Sergipe, composta por especialistas da área alocados nas diversas secretarias e órgãos estaduais.