Sergipe está se preparando para receber pela primeira vez o Ironman 70.3. A prova é a mais importante do triatlo na América Latina e uma das maiores do mundo, e desembarca de forma inédita no estado, sendo realizada no dia 24 de novembro em Aracaju. O evento conta com apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), fornecendo o suporte necessário para sua realização.
A disputa terá um desafio com 1,9 km de natação, seguido por 90 km de ciclismo, e encerrando com 21,1 km de corrida. A largada será na foz do Rio Vaza Barris, seguindo até a chegada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Ao todo a organização prevê a participação de aproximadamente 1.100 competidores amadores de 12 países: Argentina, Armênia, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Japão, Paraguai, Polônia, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Uma quantidade expressiva de atletas envolve um planejamento minucioso, em especial envolvendo segurança. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estará atuando durante todo o evento. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estarão atuando no dia 24, das 3h às 11h da manhã, garantindo a tranquilidade da competição, e a segurança dos competidores e da população que irá prestigiar o Ironman.
O Corpo de Bombeiros terá o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), com equipes de prontidão no decorrer do evento esportivo. Serão 24 bombeiros militares, que terão à disposição oito viaturas aquáticas, incluindo botes de resgate e moto de salvamento aquático, além de viaturas terrestres.
Já a Polícia Militar atuará na segurança pública e na organização do fluxo de veículos. Neste último quesito, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão presentes, além da parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT). O BRPv e a CPTran irão bloquear retornos e monitorar o percurso do ciclismo, que engloba a rodovia SE-100 e as avenidas Inácio Barbosa, Santos Dumont, Beira Mar e Tancredo Neves, finalizando na praça de eventos da Orla da Atalaia.
Logo após acontece a etapa da corrida, que será também na avenida Santos Dumont, entre o Farol da Coroa do Meio e o retorno do hotel do SESC. O trânsito estará em meia pista nestes locais até as 13h, horário previsto para o encerramento do Ironman 70.3.
Potencial do evento
O Ironman terá toda uma programação voltada ao público. Na quinta-feira, 21 de novembro, três dias antes da prova, será realizado o Ironman Village, além do começo da entrega de kits na Praça de Eventos da Orla. Já no sábado, dia 23, acontece no mesmo local o Ironkids, que inclui crianças de 2 a 12 anos de forma lúdica, propagando os valores esportivos. Por fim, no domingo, 24, será a vez da grande prova.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, expressou o entusiasmo pela estreia do Ironman 70.3 em Sergipe, destacando o potencial do evento para tornar a capital frequente no circuito. "Temos todas as condições favoráveis para a competição, como infraestrutura hoteleira, logística organizada e belas paisagens, que incluem as Orlas do Pôr do Sol e Atalaia. Além disso, o clima acolhedor da população local contribui para uma verdadeira celebração, envolvendo atletas, suas famílias e espectadores", afirmou.
Mariana também comemorou a oportunidade única para impulsionar o turismo e a economia locais, e convidou a população. "Queremos convidar todos para conhecer a programação, que inclui atividades para toda a família, desde o Ironkids para as crianças até a grande prova para os atletas. Será um dia de muita emoção que ficará para a história", antecipou.