Terça-Feira, 01 de Agosto de 2023 às 09:45:00
Projeto Gol do Brasil promove cidadania e educação por meio do futebol
Iniciativa incentiva o esporte de base e a inclusão social por meio do futebol

No bairro Santos Dumont, na zona norte de Aracaju, a parceria do Governo de Sergipe com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Sergipana de Futebol (FSF) possibilita que 120 crianças e adolescentes possam sonhar e aprender a partir da metodologia do projeto Gol do Brasil.

A ação, coordenada em Sergipe pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), é realizada na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, que já estimula a prática esportiva entre aproximadamente 300 jovens da comunidade. A iniciativa, lançada em junho no estado, incentiva o esporte de base e a inclusão social por meio do futebol.

Segundo o secretário-executivo da Seel, Washington ‘Coração Valente’, o Gol do Brasil tem como foco a promoção da cidadania e educação por meio do futebol. “O Projeto Gol do Brasil veio para fortalecer um trabalho que nós já realizamos nas nossas Escolas de Esporte com os nossos jovens. Além de fortalecer as categorias de base, incentivamos a prática esportiva no contraturno escolar, também como forma de tirar os jovens das ruas. Com o Gol do Brasil estamos atendendo mais jovens e eles têm a oportunidade de crescer no futebol, assim como aconteceu comigo”, exemplifica o secretário-executivo e ex-jogador de futebol.

Kauã Moura, 14 anos, aluno do Colégio Estadual Olavo Bilac, tem o sonho de ser goleiro profissional e viu no projeto uma oportunidade para concretizar seu objetivo. “É muito bom para crianças que vêm jogar aqui, principalmente porque muitos não têm condições de pagar uma escolinha particular, e aqui se divertem jogando e aprendendo. A gente aprende fundamentos com bola e mais do treinamento de goleiro. E é bom, também, que é pertinho de casa. A gente joga com os amigos, aprende  e não fica só em casa mexendo no celular”, disse o estudante.

O sonho de Kauã também é compartilhado por Geovana Luiza Santos, 15 anos. Assim como as jogadoras que estão representando o Brasil na Copa do Mundo Feminina de Futebol, Geovana também pretende chegar à Seleção Brasileira. “Esse projeto está sendo bom para mim e para outras crianças, tem uniforme novo e a gente aprende sobre respeito uns com os outros. Quero ser jogadora e um dia chegar na Seleção Brasileira”, revelou.

A jovem ressalta que o projeto a ajuda a se dedicar mais aos estudos. “Estou me esforçando mais para ter boas notas, quero crescer, ter um futuro melhor e ajudar minha família”, completou a estudante do 1º ano do Ensino Médio, que cursa o ensino regular também no Olavo Bilac.

Habilidades para vida

O coordenador do projeto na Seel, Ulisses dos Santos, explica que o Gol do Brasil segue critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz. “A ferramenta metodológica é o futebol, abraçada com as dez habilidades de vida preconizadas pela ONU”, afirmou.

De acordo com o professor George Barreto, o  projeto visa favorecer a descoberta de talentos e orientar as crianças e os adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social. “Por meio das atividades que passamos no campo, de condicionamento físico, de condução de bola e finalização, a gente também trabalha, dentro desse processo, as habilidades de vida”.

Os professores receberam capacitação profissional da própria CBF, por meio da CBF Social, que incentiva o esporte como instrumento de mobilização para propiciar mais educação, saúde e cidadania aos jovens brasileiros. O professor Cláudio Dantas, informa que Sergipe recebeu o sétimo polo do projeto. “O atleta aprende sobre o jogo e as habilidades de vida que serão passadas para o social deles, nas ruas, na vivência familiar e com a sociedade. Então são seguidas essas duas diretrizes: do esporte e da habilidade de vida em sociedade”, reforçou.

Ryan Nascimento, 13 anos, aluno do 8º ano do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, revela que tem aprendido muito com o projeto. “É importante para aprender e ter experiência sobre futebol. Eu amo futebol, é muito bom. No futuro, quero ser um zagueiro, eu quero estar no futebol”, expressou.

O atleta enfatizou, ainda, que tem levado os ensinamentos do projeto para sala de aula. “Me esforço para tirar notas boas, o jogo daqui faz a gente se esforçar na escola, então é muito bom. Eu aprendo muito!, completou Ryan.

Para o professor Jorgival Melo Passos, que é morador do bairro, ver a receptividade da comunidade ao projeto é muito gratificante. “Esse projeto tem a maior importância, pois tira esses jovens da ociosidade e de estarem nas ruas, principalmente aqui, em um bairro periférico, onde há maior influência das drogas. Na Gerivaldo Garcia, eles têm tudo, tem professor, tem fardamento, tem o acolhimento, tem o tratamento, pois tratamos eles praticamente como filhos, porque a maioria mora aqui na nossa comunidade. Como sou filho da comunidade, conheço quase todos os alunos. Esse projeto foi a melhor coisa que aconteceu com as nossas crianças, há depoimento dos pais que depois do projeto, as crianças estão mais obedientes, estudando mais, pois há esse incentivo para que pratiquem o esporte e também estudem. E eles ficam muito orgulhosos, se achando bonitos, vestindo a camisa amarela, como da Seleção Brasileira”, concluiu Jorgival.