Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2023 às 11:15:00
Projeto Gol do Brasil incentiva a prática esportiva entre os jovens sergipanos
O projeto tem padrão de qualidade CBF e é desenvolvido através da parceria entre o Governo de Sergipe e a Federação Sergipana de Futebol (FSF)

A Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, localizada no bairro Santos Dumont, em Aracaju, é a sede do projeto Gol do Brasil, em Sergipe. Lançado em 2017 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como legado da Copa do Mundo de 2014, a missão do Gol do Brasil é promover cidadania e educação por meio do futebol.

Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência também ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.

Em Sergipe, o Gol do Brasil é realizado por meio da parceria entre o Governo de Sergipe, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e funciona como um Centro de Treinamento para até 150 jovens, de 7 a 15 anos de idade, na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, que já oferece prática esportiva no contraturno escolar para mais de 400 jovens sergipanos.

Para participar do Gol do Brasil, os responsáveis pelas crianças e adolescentes interessados devem apresentar na sede do projeto um documento de identidade, a documentação da criança ou adolescente, comprovante de residência, exame do coração, atestado médico e declaração de comprovação da escola.

O coordenador do projeto Gol do Brasil em Sergipe, Gustavo Henrique, afirma que as crianças e adolescentes que desejam praticar o futebol com o padrão CBF de qualidade ainda podem se inscrever no projeto. “Já temos mais de 100 crianças participando do projeto, que foi lançado em Sergipe no mês de junho deste ano, mas ainda temos vagas para que novos jovens venham praticar futebol com o padrão de qualidade da CBF e com os profissionais sergipanos que foram capacitados para oferecer essas aulas e ter acesso aos vários benefícios do projeto”, afirma.

O diretor de Esporte Educacional, Ulisses Santos, falou sobre a importância do projeto Gol do Brasil para o desenvolvimento dos jovens sergipanos e do esporte. “O futebol ajuda a desenvolver uma variedade de habilidades importantes, como trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos e disciplina. Essas habilidades podem ser aplicadas em outras áreas da vida e são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens sergipanos. Além disso, o Gol do Brasil serve como uma plataforma para identificar e desenvolver talentos esportivos locais, que podem, eventualmente, representar Sergipe ou o país em competições mais amplas”, acrescenta.

A secretária de Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas, elogia o projeto Gol do Brasil e convida a população para conhecer e fazer parte da iniciativa. “Implantamos o Gol do Brasil, em parceria com a CBF e a Federação Sergipana de Futebol, para fortalecer a prática esportiva profissional entre os mais jovens, em Sergipe. Dessa forma, oportunizamos a participação de centenas de jovens em um projeto com o padrão de qualidade da CBF e contribuímos para o desenvolvimento dos nossos jovens e do esporte sergipano. Ainda temos vagas disponíveis e é importante que os pais incentivem a participação dos jovens”, convida a secretária.

Metodologia Gol do Brasil

A metodologia do projeto Gol do Brasil pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também oferecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação. Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária.