Notícias

Terça-Feira, 22 de Agosto de 2023 às 14:45:00
Presidentes de federações esportivas reconhecem a importância do programa Sergipe no Pódio
O Sergipe no Pódio oferece até R$20 mil em passagens aéreas para que as federações esportivas consigam enviar seus atletas para competições

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), está investindo no desenvolvimento dos atletas sergipanos, através do programa Sergipe no Pódio, lançado nesta segunda-feira, 21, na sala de situação do Palácio Governador Augusto Franco, quando o governador, Fábio Mitidieri, e a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, receberam os presidentes das 16 federações esportivas aptas para a assinatura do termo de adesão ao programa. 

O ‘Sergipe no Pódio’ oportuniza a participação dos atletas sergipanos em grandes competições esportivas, nacionais e internacionais, por meio da disponibilização do valor de até R$20 mil em passagens aéreas para cada federação olímpica aderente. O Programa foi criado pelo decreto n.º 40.555, de 10 de março de 2020, e alterado pelos decretos n.º 37/2022 e n.º 336/2023, objetivando apoiar o esporte de alto rendimento, por meio do fornecimento de passagens aéreas. A iniciativa não prevê o repasse financeiro às federações, sendo o benefício concedido apenas por meio de bilhetes aéreos emitidos pela Seel, dentro das condições legais, inclusive observando-se conveniência, oportunidade e menor preço. 

Na oportunidade, o professor Euder Lima, presidente da Federação Sergipana de Judô (FSJ), reconheceu a importância do programa para o desenvolvimento dos atletas sergipanos. “A gente sabe de todas as dificuldades que os atletas sergipanos encontram para irem às competições às quais eles se classificam. O judô tem se beneficiado muito do Sergipe no Pódio, através dele, o atleta Edu chegou a seleção brasileira de judô, o Luís Oliveira é o atual número um do Brasil e já está classificado para o Panamericano e para o Mundial. Inclusive, ele já está viajando para o Panamericano”, acrescenta. 

O presidente da Federação Sergipana de Surf (FSS), Ig Ferreira, também falou sobre o incentivo ao esporte sergipano. “Essa é uma excelente iniciativa do Governo do Estado e que vai beneficiar os atletas de todas as modalidades, no nosso caso, os atletas do surf que participam de competições em várias cidades do país. Esse programa é muito importante para o crescimento do esporte e do surf em Sergipe”, afirmou. 

Para Márcia Mendonça, presidente da Federação Sergipana de Ginástica (FSG), o programa Sergipe no Pódio ajuda no desenvolvimento das modalidades. “Estamos aqui para assinar o termo de adesão ao programa Sergipe no Pódio e ao mesmo tempo ressaltar a importância desse recurso do governo para o desenvolvimento das modalidades no estado, possibilitando aos atletas as viagens para as competições fora do estado e do país. A garantia desse valor para a compra de passagens aéreas é muito importante para os nossos atletas que estão treinando pensando nas competições futuras", disse.  

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a importância das competições para a carreira dos atletas sergipanos e desse aporte financeiro do Governo. “Os atletas profissionais precisam participar das competições esportivas de grande porte para garantir posições no ranking nacional, além da conquista de troféus e medalhas. Mas são muitas competições e nós sabemos da dificuldade que as federações têm em custear todas essas viagens para competir, por isso, o Governo de Sergipe retomou o programa Sergipe no Pódio, que pelo terceiro ano seguido oferece esse aporte financeiro às federações e atletas. Estamos contribuindo com as federações esportivas para o desenvolvimento dos nossos atletas e o fortalecimento do esporte sergipano”, afirma a secretária.