Notícias

Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2023 às 12:30:00
Jogos Escolares Brasileiros proporcionam passeio cultural para os atletas do Time Sergipe 
Os atletas que estão em Brasília para a competição puderam conhecer alguns pontos turísticos da capital federal

Na quarta-feira, 8, os atletas do Time Sergipe que estão competindo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 tiveram uma experiência cultural única com o passeio promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) pela capital federal. No intervalo entre os jogos, os jovens atletas puderam explorar a história e a arquitetura de Brasília, sede dos JEBs, visitando locais como a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana e o Memorial JK.

Os atletas sergipanos tiveram a oportunidade de conhecer os principais símbolos do poder político brasileiro. A Praça dos Três Poderes, com seus imponentes prédios do Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, deixou os jovens impressionados com a grandiosidade da estrutura governamental do país.

A visita à Catedral Metropolitana, conhecida por sua arquitetura arrojada e deslumbrante, proporcionou um momento de contemplação e admiração. Os atletas puderam admirar os vitrais coloridos e a atmosfera serena do local, que contrasta com a agitação do cenário político e das competições esportivas.

O Memorial JK, dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi outro ponto alto da jornada. Os atletas conheceram a vida e legado desse líder visionário que idealizou a construção de Brasília. A passagem pelo mausoléu de JK gerou reflexões sobre a história do país e seu compromisso com o desenvolvimento.

A atleta Júlia Nunes, do vôlei feminino, ficou encantada com a visita à Catedral Metropolitana. “Foi um momento de paz e beleza no meio dessa competição intensa, a arquitetura da catedral é realmente impressionante", disse a atleta.

Já Miguel Nabuco, do vôlei masculino, comentou sobre a importância de compreender a história do país. “Esse passeio nos fez perceber como a história do Brasil está entrelaçada com a construção da capital, além de nos tirar da tensão dos jogos e ter um momento de diversão e aprendizado”, afirmou.

O diretor de Esporte Educacional e chefe do Time Sergipe nos JEBs, Ulisses Santos, destacou a importância do passeio na expansão dos horizontes dos atletas. “O passeio cultural proporcionou não apenas uma pausa nas competições esportivas, mas também uma oportunidade para os atletas sergipanos expandirem seus horizontes e compreenderem melhor o contexto histórico e político do Brasil. A experiência certamente deixou uma marca em suas vidas”, destaca o diretor.