Terça-Feira, 07 de Novembro de 2023 às 09:00:00
Governo de Sergipe investe no desporto escolar e incentiva a participação dos atletas em competições pelo país
Neste ano, os atletas sergipanos já participaram dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, e dos Jogos Universitários, em Joinville

Desde o início do ano, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), tem investido na formação dos atletas sergipanos e incentivado a participação em grandes competições nacionais, como os Jogos da Juventude, que aconteceram em setembro, na cidade de Ribeirão Preto (SP), e os Jogos Universitários, que aconteceram no mês de outubro, em Joinville (SC). Além disso, esse mês, mais de 130 atletas sergipanos estão participando dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que estão acontecendo em Brasília (DF), e mais de 50 paratletas ainda participarão das Paralimpíadas Escolares, que acontecerão em São Paulo (SP).

Para garantir a participação dos atletas sergipanos nos Jogos da Juventude, por exemplo, o Governo de Sergipe investiu mais de R$600 mil na compra das passagens aéreas até a cidade de São Paulo, e, em seguida, o translado de ônibus até a cidade de Ribeirão Preto, além da aquisição dos uniformes únicos e personalizados do Time Sergipe. A hospedagem dos mais de 130 atletas, técnicos e oficiais sergipanos, selecionados a partir da 39ª edição dos Jogos da Primavera, foi custeada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

No total, os sergipanos conquistaram sete medalhas nos Jogos da Juventude: as três medalhas de ouro no ciclismo, conquistadas pelo atleta Daniel Santos; a medalha de prata no wrestling, conquistada por Anthony Pedral; a outra medalha de prata, conquistada pela atleta Alexia Lima, no judô feminino; o ouro conquistado pela dupla Caetano e Gustavo, no vôlei de praia; e mais um ouro conquistado pelos meninos do handebol.

No caso dos Jogos Universitários, que aconteceram em setembro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, tanto as passagens aéreas como a hospedagem dos 163 atletas sergipanos foram custeadas pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O Governo de Sergipe custeou apenas as passagens e diárias dos oficiais da delegação. A equipe voltou para casa com 18 medalhas no peito: uma de ouro, duas de prata e sete de bronze, no primeiro bloco de atletas que participou da competição; e uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, do segundo bloco.

Agora, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os atletas do Time Sergipe já conquistaram 19 medalhas no wrestling, karatê, judô e ginástica rítmica. A competição que reúne mais de 6 mil atletas, com idades entre 12 e 14 anos, matriculados em escolas públicas e particulares de todo o país, segue até o dia 9 deste mês. Neste caso, as passagens aéreas até Brasília e a hospedagem dos atletas e técnicos também foram custeadas pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o Governo Federal.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressalta a importância do desporto escolar na vida dos jovens sergipanos e a participação nessas competições nacionais. “O Governo de Sergipe está investindo na formação dos atletas sergipanos, desde a idade escolar. Além dos investimentos para a formação dos atletas dentro do estado, fazemos questão de incentivar a participação desses atletas nas maiores competições escolares do país, como os Jogos da Juventude, os Jogos Universitários e os Jogos Escolares, sem esquecer das Paralímpiadas Escolares, que acontecerão em São Paulo, no final deste mês. Nessas competições, além dos resultados alcançados, os nossos atletas ganham a experiência, a interação com pessoas de todos os estados brasileiros e a visibilidade para uma futura carreira esportiva profissional. Grandes nomes do esporte brasileiro já passaram por essas competições, assim como eles”, afirma a secretária.

Paralímpiadas Escolares

Jovens atletas sergipanos com deficiência também participarão, de 27 de novembro a 2 de dezembro, das Paralimpíadas Escolares, que acontecerão em São Paulo. Eles competirão nas modalidades adaptadas com atletas na mesma condição de vários estados brasileiros. Assim como nas demais competições esportivas escolares, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), também custeará as passagens aéreas dos atletas e técnicos e os uniformes únicos e personalizados do Time Sergipe, por meio da parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese).