Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2023 às 17:45:00
Governador Fábio retoma programa 'Sergipe no Pódio' e recebe presidentes de federação para a assinatura coletiva do termo de adesão
O programa disponibilizará até R$ 20 mil em passagens aéreas para cada federação esportiva, possibilitando que elas enviem seus atletas para as competições

Pelo terceiro ano consecutivo, os atletas sergipanos contarão com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), no que se refere à aquisição de passagens aéreas. Por meio do programa ‘Sergipe no Pódio’, a atual gestão se compromete a disponibilizar uma verba de até R$20 mil para atingir esse objetivo, beneficiando cada uma das 16 federações esportivas inscritas no projeto. O intuito é facilitar o deslocamento dos competidores aos torneios esportivos, tanto de âmbito nacional quanto internacional.

O edital de chamamento público foi aberto no mês de julho e, nesta segunda-feira, 21, o governador Fábio Mitidieri e a secretária de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, receberam os representantes legais de cada federação esportiva apta para a assinatura do termo de adesão ao programa. São elas: Federação Sergipana de Basketball; Federação Sergipana de Boxe; Federação Aquática de Sergipe; Federação Sergipana de Atletismo; Federação Sergipana de Badminton; Federação Sergipana de Ginástica; Federação Sergipana de Handebol; Federação Sergipana de Judô̂; Federação Sergipana de Voleibol; Federação Sergipana Tiro Esportivo; Federação Sergipana de Luta Olímpica Associada; Federação Sergipana de Surf; Federação Sergipana de Automobilismo; Federação Sergipana de Karatê; Federação Sergipana de Xadrez; e Federação Sergipana de Ciclismo.

Na oportunidade, o governador Fábio ressaltou o compromisso contínuo do Governo de Sergipe em apoiar os atletas locais e enfatizou o empenho da gestão em seguir trabalhando pela ampliação da infraestrutura das instalações esportivas do estado, visando fortalecer os espaços públicos dedicados ao esporte.

"A nossa intenção é fazer com que esse programa seja cada vez melhor a cada ano. Queremos fortalecer todos os programas do nosso governo que valorizem e incentivem a participação dos nossos jovens em atividades esportivas, proporcionando a eles a chance de encontrar valores significativos no esporte. Estamos no caminho certo para fortalecer políticas públicas em prol do esporte. Por isso, hoje, celebramos com muita alegria esse dia. Também quero agradecer a todos que contribuem diretamente para que Sergipe alcance um papel cada vez mais alto em competições. Nosso estado tem se destacado cada vez mais, tanto nas vitórias diárias quanto, acima de tudo, nas vitórias que moldam a vida”, destacou.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reforçou a importância do programa para o desenvolvimento dos atletas, explicando que o governo não realiza apenas o repasse do recurso. De acordo com ela, a entidade fica com o crédito dentro da Secretaria, que faz a emissão à medida que as solicitações são feitas.

“Com o Sergipe no Pódio, o Governo de Sergipe incentiva e oportuniza a participação dos seus melhores atletas nas competições esportivas regionais e nacionais. O governo paga a maior parte dos custos, que são as passagens aéreas para os atletas, técnicos e outros integrantes da delegação. Com isso, estamos incentivando os nossos atletas, favorecendo o desenvolvimento das suas carreiras esportivas e aumentando as chances de ter sergipanos em locais de destaque no pódio. É mais uma iniciativa da gestão para a promoção do esporte de alto rendimento de Sergipe para o mundo”, realçou.

Sergipe no Pódio

O ‘Sergipe no Pódio’ oportuniza a participação dos atletas sergipanos em grandes competições esportivas, nacionais e internacionais, por meio da disponibilização do valor de até R$20 mil em passagens aéreas para cada federação olímpica aderente.

O Programa foi criado pelo decreto n.º 40.555, de 10 de março de 2020, e alterado pelos decretos n.º 37/2022 e n.º 336/2023, objetivando apoiar o esporte de alto rendimento, por meio do fornecimento de passagens aéreas. A iniciativa não prevê o repasse financeiro às federações, sendo o benefício concedido apenas por meio de bilhetes aéreos emitidos pela Seel, dentro das condições legais, inclusive observando-se conveniência, oportunidade e menor preço.

Federações

As federações esportivas estão aptas, pois seguiram o que está descrito no edital do programa ‘Sergipe no Pódio’, apresentando o formulário de intenção, o calendário de eventos da modalidade, o estatuto atualizado e registrado em cartório, ata da última eleição, o cartão do CNPJ ativo e a declaração de regularidade emitida pela confederação da modalidade.

O presidente da Federação Sergipana do Surf, Igor Ferreira, expressou sua gratidão pela assinatura do termo de adesão ao programa. Ele elogiou a iniciativa do Governo do Estado em colaboração com a Seel, destacando que a ação beneficia diretamente os atletas de surf, permitindo-lhes viajar e competir com o suporte do governo. “O Estado assume os custos das passagens de ida e volta para destinos em todo o país, tornando esse programa fundamental para o financiamento do esporte e para o fomento do crescimento do surf no estado”, considerou.

Também estiveram presentes na assinatura o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, o secretário de Estado do Governo, Cristiano Barreto, a deputada estadual Lidiane Lucena e integrantes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.