Notícias

Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019 às 16:15:00
Última semana dos Jogos da Primavera indica campeões no Ciclismo, Xadrez e Natação
Os 36º Jogos da Primavera têm como destaque desta semana as provas de Natação e Paranatação, que serão realizadas nesta quarta e quinta-feira no Complexo da Unit

Depois de uma parada estratégica após as provas de Atletismo, a 36ª edição dos Jogos da Primavera entra na semana decisiva, quando serão conhecidos todos os campeões que representarão o desporto escolar sergipano na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá no período de 15 a 30 de novembro em Blumenau-SC.

E a semana começou quente com as provas de Ciclismo no Kartódromo Emerson Fittipaldi. Sob uma temperatura superior a 30º, os jovens atletas tiraram tudo de suas bikes para conquistar as primeiras posições e garantirem vaga na competição nacional.

No total, a competição contou com a presença de 30 alunos inscritos, nas categorias A, de 12 a 14, e B, de 15 a 17 anos, envolvendo tanto o feminino quanto o masculino. De acordo com o professor Gladston Menezes, um dos coordenadores dos 36º Jogos da Primavera, o Ciclismo é uma modalidade que se apresenta com características e peculiaridades diferentes.

“Trata-se de uma modalidade bastante competitiva, com participação maciça de unidades da rede pública estadual, tanto da capital como do interior, com destaque para o Colégio Estadual Leandro Maciel, da cidade de Rosário do Catete, onde o professor Wagner Faccion desenvolve um trabalho, premiado internacionalmente, entre os jovens daquela unidade de ensino. A disputa é desenvolvida em três etapas: a prova contrarrelógio, a prova de estrada e a prova de pontos. Apenas a prova contrarrelógio é realizada com a largada individual. Nas demais provas, a largada é realizada em grupo”, lembrou Gladston Menezes.

Os vencedores em cada categoria serão conhecidos após o somatório da pontuação de cada atleta na participação em cada prova. “É por meio do desempenho dos atletas nas três provas que serão conhecidos os representantes do Estado na modalidade, os quais irão para Blumenau”, ressaltou Gladston Menezes.

A respeito das instituições representadas na competição, houve uma predominância da rede pública estadual, com apenas duas instituições particulares presentes. De forma mais específica, pôde-se observar uma presença significativa dos alunos do Colégio Estadual Leandro Maciel, da cidade de Rosário do Catete, que trouxe um grande número de atletas inscritos.

Diante disso, o professor Wagner Faccion, que estava à frente da equipe de Rosário, falou sobre o empenho de seus atletas, tendo como principal fator o apoio tanto da iniciativa privada, quanto da Superintendência Especial do Esporte (Supee), no desenvolvimento do trabalho realizado. O professor mostrou confiança nas possíveis colocações alcançadas pelos atletas, destacando as classificações gerais.

Vencedores do Ciclismo 

Após apuração final com a contagem de pontos nas três provas, foram definidos os ciclistas que representarão o estado de Sergipe nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão em Blumenau-SC.

Jonatas Nascimento do CE Leandro Maciel foi medalha de ouro na categoria A masculino. Na categoria A feminino, a medalha de ouro foi para Cristyele Souza Feitosa, do CE Professor Joaquim Vieira Sobral.

Na categoria B masculino, a medalha de ouro ficou com Rafael Gomes, do CE Gonçalo Rollemberg Leite, enquanto o ouro feminino foi para Yasmin Teles, do CE Leandro Maciel, de Rosário do Catete.

 

Últimas competições

Os 36º Jogos da Primavera têm como destaque desta semana as provas de Natação e Paranatação, que serão realizadas nesta quarta e quinta-feira no Complexo da Unit. Encerrando a fase de competições, o Vôlei de Praia terá as disputas realizadas na quinta e sexta-feira na AABB; e na sexta-feira, no Colégio Ômega, acontecem as provas de Luta Olímpica.