A Secretaria de Estado da Transparência e Controle participa nesta quarta, 19, e quinta-feira, 20, de mais uma edição da Reunião Técnica, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Uberaba (MG).
A reunião tem como foco proporcionar a troca de conhecimentos sobre o fortalecimento dos programas de integridade em organizações da sociedade civil, além de questões como Ouvidoria, Controle Interno e Governança Pública, que também foram abordadas.
Para a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, que representa Sergipe como membro nato do Conaci, a participação é de suma importância para o Governo de Sergipe na implementação de boas práticas de transparência e gestão das despesas.
“A participação nos traz, sempre, novos conhecimentos, novos caminhos para melhoria da nossa estrutura. Ficamos muito satisfeitos de ver a organização da reunião, o nível de maturidade nos aspectos de integridade e controle interno, do papel da Ouvidoria no fortalecimento do controle interno e da Corregedoria. Então, as reuniões do Conaci acrescentam muito para nós do Estado de Sergipe, e, para nós, será uma honra sediar a 54° Reunião Técnica do Conaci”, destacou a secretária.
O primeiro painel teve como tema o 'Fortalecimento dos Programas de Integridade em Organizações da Sociedade Civil', ministrado pela advogada e consultora de Compliance e Integridade, Roberta Codignoto, e pela gerente da plataforma Ação contra Corrupção do Pacto Global da ONU no Brasil, Chantal Castro. O segundo painel abordou a temática 'Controle Preventivo e Combate à Corrupção em Obras e Serviços de Engenharia' e foi ministrado pela coordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil, Amanda Faria, e pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Rafael Martins.
Já no período da tarde, aconteceu uma mesa redonda com o tema ‘Papel da Ouvidoria no Fortalecimento do Controle Interno’, com o procurador de Justiça e 1º Ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Mauro Flávio Brandão, e a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional), Adriana Alvim.
Logo após, aconteceram duas palestras, uma com o tema ‘Controle ou faz de conta? Como a falta de articulação enfraquece o controle da Administração Pública’, com o promotor de Justiça de MG e Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Modelos de Gestão e Eficiência do Estado, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, José Carlos Fernandes Júnior, e a palestra ‘Keynote: A Tensão Entre Regras, Burocracia e a Subjetividade Humana Aplicada ao Controle Interno’, ministrada pelo filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.
“O Controle Preventivo e o Combate à Corrupção em Obras e Serviços de Engenharia são fundamentais no cotidiano do controle e da auditoria. No entanto, é preciso reconhecer que muitas pessoas ainda não compreendem a importância desses mecanismos e como eles podem fortalecer o trabalho dos órgãos de fiscalização. Este painel é uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos sobre o tema e entender como essas práticas podem gerar políticas públicas mais eficientes e transparentes para a sociedade”, destaca o presidente do Conaci, Edmar Camata.