Neste 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), reforça a importância da assistência qualificada na reabilitação. O CER IV é pioneiro e referência estadual no acompanhamento de pacientes que precisam de reabilitação física, visual, auditiva e intelectual.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
No CER IV, profissionais especializados em diversas áreas da saúde auxiliam na reabilitação funcional, desenvolvendo a autonomia e independência dos usuários. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, neuropediatra, neurologista adulto, oftalmologista, otorrinolaringologista, pediatra, fisiatra, além de uma equipe transversal com nutricionista, enfermagem e serviço social.
Segundo a gerente assistencial do CER IV, Karina Prado Fontes, a unidade também conta com a dispensação de equipamentos. “Realizamos a dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de sensação de ostomias, óculos e aparelhos auditivos”, explicou a gerente.
Além disso, o serviço é voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência e, para se ter acesso ao equipamento, o paciente precisa ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside, levando a documentação necessária (RG, cartão SUS e comprovante de residência). Após passar por esse processo inicial, o usuário realizará o preenchimento de um formulário, sendo regulado pelo Sistema Acone e encaminhado para acolhimento no CER IV, caso necessário.
Serviços
Entre os serviços que o CER IV oferece aos usuários estão as terapias individuais, terapias em grupos e oficinas. O serviço ainda conta com hidroterapia, fisioterapia neurológica adulto e pediátrica, ortopédica e cardiorrespiratória, recursos terapêuticos em sala de pilates, brinquedoteca e sala de equipamentos de exercícios de alta performance com resistência pneumática.