Notícias

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 08:45:00
Projeto Avançar propõe recomposição da aprendizagem de matemática
Na segunda edição do projeto, cem escolas estão participando

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promoveu nesta segunda-feira, 15, o projeto 'Avançar - Para uma Matemática Engajadora'. O Avançar é uma formação para professores, coordenadores, gestores e técnicos pedagógicos que tem como objetivo recompor a aprendizagem da disciplina matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamental. Essas turmas são o fechamento do ciclo do ensino fundamental, consideradas importantes para a transição do ensino médio. Essa é a segunda edição do projeto. A primeira edição aconteceu no ano passado e contou com a participação de 20 escolas. Já neste ano, o número de escolas participantes foi ampliado para 100. Ao todo, o evento teve um público de 250 participantes.

A técnica do Serviço de ensino fundamental do DED, Joana Darc, conta que o momento de formação é para professores, coordenadores e técnicos pedagógicos: “É um projeto de grande importância para recompor e suprir as defasagens de aprendizagens na disciplina matemática que foram acumuladas durante todo o processo de escolarização do ensino fundamental, especialmente pós- pandemia, na qual o ensino remoto deixou grandes lacunas de aprendizagem”, adiciona Joana.

Joseane Souza Santos, professora de Matemática do Colégio Estadual José Guimarães Lima, do município de Telha, enxerga a formação como a oportunidade de dar continuidade ao funcionamento e planejamento de ações para melhorar o rendimento dos alunos. “Melhorar a perspectiva, avançar no ensino da matemática para os alunos no dia a dia. Todas essas ações visam ao melhor desenvolvimento deles”, complementa a professora.

Nas palavras de Erinaldo Alves, diretor do Serviço de Ensino Fundamental do DED, é importante que o aluno chegue ao ensino médio sem nenhuma defasagem na sua aprendizagem, para que não enfrente problemas de lá na frente. “Futuramente pretendemos ampliar ainda mais esse evento. Ano passado trabalhamos com 20 escolas, este ano ampliamos para cem escolas. O plano é alcançar todas as escolas no próximo ano, e com o trabalho e acompanhamento dos coordenadores, podemos alcançar esse objetivo”, explica.