Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 11:45:00
Governo do Estado alinha estratégias para avançar na execução de obras do programa Acelera Sergipe
Coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil, reunião discutiu o andamento de projetos contemplados pelo programa, assim como as dificuldades e necessidades de cada município na execução dos investimentos

O Governo do Estado realizou nesta terça-feira, 16, uma reunião intersecretarial para discutir as metas e avaliar o andamento dos projetos previstos na primeira etapa de execução do ‘Acelera Sergipe’. Com investimentos de R$ 200 milhões, que contemplam 49 municípios, o programa prevê a execução de 80 obras, em diversas áreas, elencadas pelas próprias gestões municipais como prioritárias.

Durante o encontro, o grupo composto por técnicos da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) analisaram  o estágio de cada projeto, apontando as dificuldades das gestões municipais e identificando gargalos que precisam ser superados para que os investimentos se efetivem.

“Esse é um grupo que já vem se reunindo constantemente com o objetivo de alinhar as informações e o monitoramento referentes às metas estratégicas da gestão. Hoje, estamos debatendo especificamente o andamento de projetos previstos no programa Acelera Sergipe, analisando separadamente cada demanda, o estágio, as dificuldades encontradas, e alinhando estratégias para agilizar a execução das obras junto às prefeituras”, destacou o secretário executivo da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), André Clementino.

O planejamento e monitoramento de cada uma das 80 obras previstas vêm sendo realizados de forma contínua, através da comunicação direta entre as equipes do Governo do Estado e as de cada município. Os projetos se encontram em diferentes etapas, com alguns ainda no estágio de consecução e outros já avançando para as etapas de licitação e contratação da obra. “Aqui estão reunidos todos os atores que desempenham ações importantes para que essas metas pactuadas com cada prefeitura sejam concretizadas”, acrescentou a subsecretária de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Seplan, Manoella Mendes.

Sergipe é aqui

Entre as estratégias discutidas para impulsionar o ‘Acelera Sergipe’ está a participação efetiva do programa no rol de serviços ofertados no Governo Itinerante. Desde a última edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada no município de Cedro de São João, o Governo do Estado passou a disponibilizar uma sala exclusiva para que gestores da região onde a ação acontece possam aproveitar para esclarecer dúvidas sobre o andamento dos projetos.

“O estande do Acelera Sergipe tem sido uma excelente estratégia para nos aproximarmos ainda mais das prefeituras. O programa consiste em uma parceria, onde as prefeituras apresentam os projetos e o governo do Estado licita e executa, porém existe uma natural dificuldade por parte das prefeituras em conceber esses projetos. Com o estande, fica mais fácil a gente concentrar pelo menos os municípios daquele território onde está acontecendo o 'Sergipe aqui' e isso tem tido um resultado bastante profícuo”, explica a secretária executiva da Sedurbi, Ana Cristina Prado Dias.

De acordo com ela, no dia 19, durante a próxima edição do 'Sergipe é aqui', em Carira, o estande do Acelera estará novamente presente, esclarecendo dúvidas de gestores e contribuindo para que a execução dos projetos possa avançar. “Estaremos no agreste central sergipano e todos os municípios da região estão sendo convidados a estar em Carira para a gente discutir sobre o projeto de cada um”, acrescentou Ana Cristina Prado.

Acelera Sergipe

Lançado no início do mês de março, o Acelera Sergipe é um programa inédito de interiorização de investimentos, que vai promover, através da parceria com as prefeituras, melhorias estruturais e impulsionar o crescimento econômico nos municípios de todo o estado.

São obras que vão fortalecer a economia local, a exemplo das construções e reformas de mercados e centros comerciais; que vão fomentar o turismo, com a construção de pórticos, orlas e complexos turísticos; vão promover desenvolvimento regional, com a reestruturação de rodovias e estradas vicinais importantes; vão melhorar a qualidade de vida da população, com pavimentações, construções de praças, quadras e até ginásios poliesportivos e estádios de futebol; e por fim, vão gerar emprego e renda para população, com a contratação de mão de obra direta e com o fomento ao crescimento econômico.