Notícias

Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2025 às 13:15:00
Festival Vem Ser Criança celebra o Dia Estadual da Primeira Infância
Ação reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com os pequenos sergipanos

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizou no último domingo, 24, o Festival Vem Ser Criança, em alusão ao Dia Estadual da Primeira Infância e ao Dia Nacional da Infância. O evento aconteceu no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju, e reuniu centenas de crianças de 16 instituições sociais, além de famílias que participaram de uma tarde de brincadeiras, apresentações culturais e atividades de lazer.

Com o objetivo de valorizar o brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil, o festival também fortaleceu os laços familiares e comunitários, reafirmando o compromisso do Estado com as políticas públicas voltadas à infância.

“Desde o início desta gestão, temos trabalhado para fortalecer a primeira infância, valorizando o brincar e resgatando a importância do lúdico, do teatro e das brincadeiras tradicionais. Essas atividades, que promovem interação, harmonia e sintonia, são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Atualmente, observamos que muitas crianças estão imersas em telas, com dificuldades de comunicação e interação social. Assim, temos integrado a Política Estadual da Primeira Infância às ações do Governo do Estado como um compromisso com as futuras gerações”, declarou a secretária Érica Mitidieri.

Primeira Infância

A programação celebrou também o Dia Estadual da Primeira Infância, instituído pela Lei nº 9.439, de 11 de abril de 2024, que definiu a data de 24 de agosto como referência anual, inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. A Lei, de autoria da deputada estadual por Sergipe Maisa Mitidieri, integrante da Frente Parlamentar da Primeira Infância, contou ainda com a destinação de emenda parlamentar que garantiu recursos financeiros para a realização do festival.

“É notável o impacto positivo dessas atividades, que despertam o encanto e a ludicidade, resgatando valores essenciais. Por isso, acreditamos que estas iniciativas demonstram o compromisso da nossa gestão em promover melhorias na vida de cada indivíduo. O pacto pela infância que estamos construindo visa a uma sociedade mais justa e solidária. É gratificante presenciar este progresso”, destacou a deputada.

Na abertura do evento, o governador Fábio Mitidieri também ressaltou o papel do Executivo no cuidado e valorização da primeira infância. “A Política Estadual da Primeira Infância é um compromisso de governo que busca garantir que nossas crianças tenham direito ao brincar, à convivência comunitária e a uma infância feliz, porque investir nelas é investir no futuro de Sergipe”, afirmou.

Programação especial

A programação contou com espetáculo circense, show de mágica e apresentação teatral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) sobre o cuidado com a natureza e os bens ambientais, que encantaram o público infantil. Personagens temáticos circularam pelo espaço e interagiram com as crianças, criando um ambiente de fantasia e acolhimento. 

Durante toda a tarde, as crianças aproveitaram atividades recreativas, como cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula, escorregador com banho de mangueira e jogos conduzidos por recreadores. O festival também ofereceu espaços inclusivos e acessíveis, como o Cantinho da Amamentação e o Espaço Multissensorial.

“Considero essencial a oportunidade de proporcionar às crianças um ambiente que combine brincadeiras e aprendizado. Havia diversas atividades pedagógicas, o que demonstra um cuidado especial com o desenvolvimento infantil. Além disso, destaco a importância da integração, já que essa interação é fundamental para o desenvolvimento integral. A organização do evento contemplou todos esses aspectos, do desenvolvimento ao lazer”, afirmou a vice-presidente do Instituto Amigos da Inclusão Social, Rosemary Costa Carvalho.

Alimentação e acolhimento

O público também teve acesso a uma área de alimentação montada no local, com opções como pipoca, algodão-doce, picolés de frutas, batata frita, hambúrguer, cachorro-quente e sucos. A ambulante e integrante da Estação Acolher, Jessica Alves, levou as filhas para o festival e destacou a importância do momento.

“Como ambulante, passo a maior parte do meu tempo na rua trabalhando. E elas me cobram muito um tempo para estarmos juntas. O festival foi um momento especial para aproveitar com elas e, com o apoio do governo, conseguimos ter esse dia feliz de diversão e brincadeiras que, no dia a dia, não é possível”, relatou.

Política Ser Criança

O Festival Vem Ser Criança integrou as ações da Política Estadual Ser Criança, coordenada pela Seasic, com incentivo da Frente Parlamentar da Primeira Infância e apoio da Semac, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe em investir no futuro por meio do cuidado e valorização da infância.